Assembleia debate Energias Renováveis em audiência na cidade de Santa Luzia

62ab08dd-ea0b-4a2c-8de7-9f2b5e3a6e65

A Assembleia Legislativa da Paraíba, através da Frente Parlamentar em Defesa das Energias Renováveis, realizou na tarde desta sexta-feira (18) uma Audiência Pública na cidade de Santa Luzia para discutir a implantação de energias renováveis no Vale do Sabugi, em especial a instalação de usinas de energia eólica na região.

A audiência, que ocorreu no Fórum Francisco Seráphico da Nóbrega, contou com a presença dos deputados Renato Gadelha, Dinaldinho Wanderley e João Gonçalves, representando o presidente do Poder Legislativo Paraibano, Adriano Galdino.

Para o deputado Renato Gadelha, presidente da Frente, o encontro serve para apresentar aos presentes os benefícios do uso das energias renováveis. “Essas energias são limpas, não poluem, não comprometem o meio-ambiente e nunca vão desaparecer. Essa é a energia do futuro. E para nós do Sertão é uma dádiva. Os insumos para nós não esgotam”, ressaltou.

O parlamentar também avalia que o parque eólico do Vale do Sabugi já é uma realidade. “Estamos esperançosos que o cidadão tenha dias melhores com a implantação dessas empresas, que vão trazer tecnologia e repassar conhecimento para nossa população”, comentou.

Já o deputado Dinaldinho, salientou que a ideia de montar a Frente foi para aproveitar o que o sertão do Estado tem de melhor que são as forças dos ventos e do sol. “Já existe uma conferência que vai investir em torno de R$ 2 bilhões no setor e buscamos debater esse assunto para justamente tentar trazer esse investimento para o nosso Estado. Para isso, precisamos unir esforços para garantir que a nossa região seja contemplada com emprego e renda”, afirmou.

O deputado João Gonçalves destacou que a região vai crescer economicamente com a instalação das usinas. “É muito bom saber que o Vale do Sabugi vai receber esse investimento. Além de gerar energia e emprego, as cidades contempladas vão virar atração turística”, acrescentou.

De acordo com o prefeito de Santa Luzia, Ademir Morais, a iniciativa da Assembleia é digna de parabéns por levar a discussão do assunto para a região. Ele destacou ainda a importância que as usinas vão trazer para a região, sendo uma nova forma de geração de energia limpa, que também movimenta a economia local.

O encontro teve a apresentação das empresas que venceram a licitação para instalação das usinas nas cidades de Santa Luzia, São João do Sabugi e Junco do Seridó.

O representante Magno Barreto, da empresa Força Eólica, afirmou que a empresa já atua na região há cinco anos, e foi a primeira empresa a vencer o leilão para instalação do parque eólico que deve começar as obras ainda em 2016, em um investimento de aproximadamente R$ 500 milhões.

Também participaram da Audiência desta sexta a prefeita de São José do Sabugi, Iracema Dantas, representantes da Câmara Municipal de Santa Luzia, Instituto Federal da Paraíba (IFPB) de Patos e Santa Luzia, Senai, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santa Luzia, Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) e Caixa Econômica Federal, além de vereadores, imprensa e a população da região.