POLÊMICA

Artur Filho critica decisão do STF sobre vaquejadas: 'Vai provocar desemprego'

O parlamentar acredita que a medida trará prejuízo econômico

arthur filhoEm julgamento ocorrido nesta quinta-feira (06), o Supremo Tribunal Federal (STF) tornou inconstitucional a lei cearense 15.299/2013, que regulamentava os eventos de vaquejada no estado. Com o entendimento da Corte Máxima do país, a vaquejada agora passa a ser considerada uma prática ilegal, relacionada a maus-tratos a animais e, portanto, proibida. Prática muito comum no Nordeste, a decisão dividiu opiniões.

O deputado estadual da Paraíba (PRTB), Artur Filho acredita que a decisão causará prejuízo econômico e fechamento de vagas de emprego. “Essa decisão do STF vai provocar desemprego, fechar todos os comércios que existem em função das vaquejadas, vai desestimular a criação de animais e ainda acabar com uma tradição cultural e secular do Nordeste”, afirmou.

A vaquejada, segundo Artur Filho, é um esporte, diferentemente, da farra do boi, que foi proibida pelo STF em outro julgamento e já tinha incorporado algumas mudanças em sua condução, justamente, para proteger os animais de maus tratos. “Agora já se usa o protetor de cauda, o boi não perde mais a cauda, temos o rabo artificial, cavalo não é mais cortado, ou seja, as mudanças que foram adequadas para proteger os animais já estão em pleno uso, portanto, o argumento de maus-tratos, que motivou a ação, não se sustenta mais”, destaca o parlamentar que também é criador de cavalos.

Fonte: Assessoria