PREGO BATIDO

Após polêmica, Anastasia é eleito relator da comissão do impeachment do Senado

Antonio Anastasia (PSDB-MG) foi eleito relator da comissão do impeachment no Senado

Antonio Anastasia (PSDB-MG) foi eleito relator da comissão do impeachment no Senado

A comissão especial do impeachment contra a presidente Dilma Rousseff (PT) no Senado elegeu nesta terça-feira (26) seu presidente e relator.

A eleição para a presidência foi por aclamação e ficou com o senador Raimundo Lira (PMDB-PB). Já a eleição para a relatoria gerou mais de duas horas de debates entre os senadores, mas acabou sendo confirmado o nome do senador Antonio Anastasia (PSDB-MG). Foram apenas cinco votos contrários entre os 21 integrantes da comissão. Os partidos PT,  PCdoB e PDT foram os únicos a encaminhar votos contra Anastasia como relator.

A escolha do tucano para a relatoria aconteceu após diversas manifestações contrárias de parlamentares governistas, que tentaram impedir Anastasia de assumir o cargo alegando que ele, por ser do PSDB, não teria isenção para elaborar o parecer sobre o pedido de impeachment contra Dilma.

As senadoras governistas Gleisi Hoffmann (PT-PR) e Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) fizeram questões de ordem pedindo que Anastasia ou qualquer outro parlamentar do PSDB não pudessem assumir o cargo de relator da comissão. Anastasia foi o indicado do PSDB para o cargo, e foi também o único indicado a relator entre os membros da comissão.

Hoje, o presidente da comissão negou as questões de ordem. Segundo Lira, nem Anastasia nem o PSDB são autores do pedido de impeachment, hipótese em que estaria prevista nas regras do Senado o impedimento do parlamentar para ocupar a função na comissão. Lira afirmou ainda que a Lei do Impeachment diz que apenas cidadãos podem assinar o pedido de impeachment, e não partidos políticos, o que, segundo o presidente da comissão, excluiria a participação do PSDB na autoria do pedido.

Senadores do PT argumentam que um advogado do PSDB, Flávio Henrique Costa Pereira, também assinou o pedido de impeachment entregue à Câmara pelos juristas Hélio Bicudo e Miguel Reale Junior, e pela advogada Janaina Paschoal.

O senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) afirmou que o advogado do partido assinou o pedido de impeachment no exercício da advocacia, representando os autores da denúncia, e não como autor do pedido

Comissão tem 10 dias para elaborar parecer

A comissão especial é composta por 21 membros titulares e 21 suplentes. O partido com o maior número de integrantes é o PMDB, com cinco membros. A comissão terá 10 dias úteis para elaborar um parecer sobre o pedido de impeachment que foi autorizado pela Câmara dos Deputados. Durante esse período, tanto o advogado-geral da União, José Eduardo Cardozo, que tem feito a defesa de Dilma, quanto os autores do pedido (os juristas Miguel Reale Jr., Janaína Paschoal e Hélio Bicudo) deverão apresentar suas versões. Ao final dos trabalhos da comissão, o parecer será posto em votação pelo plenário do Senado.

Se a maioria simples dos senadores (metade dos votos mais um) considerar que o processo contra Dilma deve ser aberto, ela será afastada de suas funções temporariamente por até 180 dias até que o caso seja julgado definitivamente pelo Senado. Caso contrário, o processo é arquivado.

Se Dilma for afastada temporariamente, o Senado, comandado pelo presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Ricardo Lewandowski, julgará se Dilma cometeu crime de responsabilidade ou não. Nesse caso, se pelo menos dois terços do Senado (54 votos) considerarem que Dilma é culpada, ela será afastada permanentemente do cargo e poderá ficar até oito anos impedida de ocupar cargos públicos. Caso contrário, o processo será arquivado e ela retomará o mandato.

Fonte: UOL