Titulares de volta

Após licença tripla, senadores paraibanos retomam o mandato hoje, em um momento decisivo

Até a última quinta-feira (21), a Paraíba não tinha nenhum dos titulares no Senado

Os senadores Veneziano Vital (MDB) e Daniella Ribeiro (Progressistas) retornam as atividades parlamentares nesta sexta-feira (22). Licenciados desde setembro, para cuidar das campanhas municipais, eles retornam à Casa num momento importante, já que no próximo dia primeiro, o Senado decide quem será o próximo presidente no biênio seguinte. Com as férias parlamentares, a presença em Brasília só acontecerá em fevereiro.

Veneziano foi substituído pelo primeiro suplente, Ney Suassuna (Republicanos). Durante a licença, o ex-prefeito de Campina trocou o PSB pelo retorno ao MDB, contribuindo para o partido se concretizar como a maior bancada do Senado.

Já Daniella, inicialmente teve como substituto Diego Tavares (PP), até janeiro. No início desse mês, Nailde Panta (PP) assumiu, após Tavares assumir uma secretaria na gestão de Cícero Lucena.

Como os suplentes poderiam votar de forma diferente dos titulares na votação do dia 1º de fevereiro, o retorno pode ser fundamental na decisão da Mesa. No caso de Veneziano, por exemplo, apesar do MDB apoiar sua própria candidata, Simone Tebet, o Republicanos, de Suassuna, apoia Rodrigo Pacheco.

Até a última quinta-feira (21), a Paraíba não tinha nenhum dos titulares no Senado. Os três senadores do estado eram suplentes. Além de Suassuna e Nailde Panta, também Nilda Gondim (MDB), que segue na Casa, devido a internação de José Maranhão, com complicações da Covid-19.

Fonte: Samuel de Brito
Créditos: Polêmica Paraíba