"aqui tem carta branca sempre"

APÓS DEMISSÃO: Witzel oferece emprego a Moro, Doria chama de golpe e FHC quer renúncia de Bolsonaro

No que depender do governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, o agora ex-ministro da Justiça, Sergio Moro, já tem um emprego: “Ficaria honrado com sua presença em meu governo porque aqui, vossa excelência tem carta branca sempre”, escreveu o mandatário no Twitter logo após o anúncio de demissão feito pelo ex-juiz nesta sexta-feira (24).

— Wilson Witzel (@wilsonwitzel) April 24, 2020

A força tarefa da operação Lava Jato se manifestou dizendo que “a tentativa de nomeação de autoridades para interferir em investigações é ato da mais elevada gravidade e abre espaço para a obstrução do trabalho contra a corrupção e outros crimes praticados por poderosos, colocando em risco todo o sistema anticorrupção brasileiro”.

Em seu discurso de demissão, Moro reclamou de interferência política na Polícia Federal. O ex-juiz decidiu sair do governo após perder uma queda de braço com Bolsonaro em relação à chefia da Polícia Federal. A demissão do diretor-geral da PF, Maurício Valeixo, foi publicada no Diário Oficial nesta manhã. A fala de Moro começou às 11 horas e durou cerca de 40 minutos.

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (FHC) defendeu que Jair Boldonaro renuncie à Presidência da República: “Que assuma logo o vice para voltarmos ao foco”, escreveu.

Já o governador de São Paulo, João Doria, disse durante coletiva de imprensa logo após a fala de Moro que a saída do ministro é “um golpe na Justiça, um golpe na liberdade e um golpe na democracia do Brasil”.

Mais cedo, em post no Twitter, Doria havia dito que o país “perde muito” com a mudança.

Fonte: Exame
Créditos: Exame