Alinhados com o Governo

Apenas 3 dos 15 deputados e senadores paraibanos não votam junto com Bolsonaro no Congresso - VEJA LEVANTAMENTO

Veja o índice de alinhamento com o Governo de cada parlamentar

Eleitos para representar a população, os parlamentares têm como missão definirem os rumos do país de acordo com o que o povo deseja. No entanto, apesar da insatisfação da opinião pública com o Governo Bolsonaro, como mostrou a última pesquisa Datafolha, em que apenas 30% dos brasileiros aprovam sua gestão, grande maioria dos deputados e senadores paraibanos seguem alinhados com o presidente. Entre os 15 representantes, apenas 5 estiveram junto ao Planalto em menos de 80% das votações, e só 3 não votam junto com Bolsonaro na maioria das sessões (50%), os demais seguem o presidente aonde ele for.

É o que aponta um levantamento do site Congresso Em Foco, que mostrou o índice de alinhamento dos deputados federais e senadores com o Governo Bolsonaro. Os números levam em conta as votações em plenário e é calculado a partir dos votos do parlamentar, que seguiram ou não a orientação do líder do governo nas Casas.

Entre os deputados paraibanos, Wellington Roberto (PL) é quem mais votou junto ao governo, em 99% das vezes. O PL faz parte da base aliada de Bolsonaro e compõe o grupo de partidos que formam o Centrão. Vale lembrar que W. Roberto foi um dos principais articuladores da campanha de Arthur Lira, apoiado pelo Planalto, para a presidência da Câmara, em janeiro.

Outro partido que faz parte do Centrão é o PP, de Aguinaldo Ribeiro, o segundo que detém o maior alinhamento com o Governo nas votações, em 95% delas. Apesar de divergências com o partido nas eleições para à presidência da Câmara, em que desejava ser candidato, Aguinaldo segue à risca as orientações do partido, estando junto ao Governo.

Na sequência, vem Motta (REP), com 93% de alinhamento e Julian Lemos (PSL) com 92%, o detalhe é que Lemos tem feito diversas críticas a Bolsonaro por suas atitudes, mas não se refletem na votação. Efraim Filho (DEM) votou junto ao Governo em 91% das vezes e Wilson Santiago (PTB), em 90%. O Republicanos e o PTB são partidos da base aliada do presidente. O PSL está rachado entre apoiadores e dissidências. Já o DEM saiu do Centrão, mas costuma votar junto a Bolsonaro.

Por outro lado, os deputados dos partidos de oposição, como o PT, PSB e PDT têm o menor índice de votações junto ao Governo. Frei Anastácio (PT) votou junto em apenas 21% das vezes, seguido de Gervásio Maia (PSB), em 29% e Damião Feliciano (PDT), em 35%. Vale ressaltar que algumas pautas durante a pandemia fizeram esse índice ser elevado, por exemplo, a briga vencida pela oposição para aumentar o valor do auxílio, no ano passado, de R$ 250, como defendia o Governo, para R$ 600.

Entre os senadores, Daniella Ribeiro (PP) lidera o alinhamento com o Governo, estando junto em 92% das votações. Depois, vem o vice-presidente do Senado, Veneziano Vital (MDB), com 75%. E, por fim, Nilda Gondim (MDB), em 64% das vezes.

Veja o índice de alinhamento com o Governo de cada parlamentar

Deputados

Aguinaldo Ribeiro (PP)- 95%

Damião Feliciano (PDT) – 35%

Edna Henrique (PSDB)- 83%

Efraim Filho (DEM) – 91%

Frei Anastácio (PT) – 21%

Gervásio Maia (PSB) – 29%

Motta (REP) – 93%

Julian Lemos (PSL) – 92%

Pedro Cunha Lima (PSDB) – 82%

Ruy Carneiro (PSDB) – 76%

Wellington Roberto (PL) – 99%

Wilson Santiago (PTB) – 90%

Senadores

Daniella Ribeiro (PP) – 92%

Nilda Gondim (MDB) – 64%

Veneziano Vital do Rêgo (MDB) – 75%

Fonte: Samuel de Brito
Créditos: Polêmica Paraíba