obras paradas

ALPB realiza visita técnica às obras da Transposição na próxima sexta-feira

A iniciativa do deputado estadual Jeová Campos (PSB) tem o objetivo de verificar in loco o andamento das obras.

A Frente Parlamentar da Água da Assembleia Legislativa promoverá, no próximo dia 07, uma visita técnica, às obras da transposição do Rio São Francisco, O roteiro da visita às obras do Eixo Norte, iniciará no escritório do Ministério da Integração Nacional em Salgueiro (PE), às 9h, seguida de visitação à Estação de Bombeamento (EBI-3) e finalizando no túnel Milagres (CE). A iniciativa do deputado estadual Jeová Campos (PSB) tem o objetivo de verificar in loco o andamento das obras.

O parlamentar lembra que é fato público e notório que as obras da transposição de águas do Rio São Francisco, no Eixo Norte, ficaram paradas quase um ano e foram retomadas recentemente pelo consórcio Ferreira Guedes –Toniolo, Busnello e que é importante encerrar o ano com informações mais precisas do andamento da obra. “Sabemos que as obras do Eixo Leste já estão praticamente concluídas, inclusive as águas já estão chegando ao Açude Epitácio Pessoa, em Boqueirão (PB). O sertão paraibano e o Estado do Rio Grande do Norte não tiveram a mesma sorte em razão da paralisação das obras do Eixo Norte pela empresa Mendes Júnior, no ano de 2016 e pelo consórcio Emsa-Siton, no ano de 2018, com essa retomada, precisamos saber o que falta para fazer para poder cobrar a conclusão dos serviços”, afirma Jeová.

O deputado destaca ainda que é imperioso chamar a atenção do Ministério da Integração Nacional para que se adote as providências legais para a execução das obras do canal de, aproximadamente, seis quilômetros que interligará as Barragem de Caiçara / Engenheiro Ávidos, situadas no Município de Cajazeiras (PB). “Sem esse canal as águas da transposição do Rio São Francisco não abastecerão os estados da Paraíba e do Rio Grande do Norte”, reitera Jeová. Segundo o parlamentar é preciso também que seja elaborado e executado o projeto de inclusão das obras do Eixo Piancó / Coremas / Piranhas, tão necessário ao atendimento da vasta população do Vale do Piancó, além da execução integral do projeto de transposição de águas do Rio são Francisco até a Bacia do Apodi/RN, assim como a execução do projeto do canal Mauriti-CE / Conceição (PB).

Os deputados Gervásio Maia (PSB) e Frei Anastácio (PT), que integrarão a bancada federal da Paraíba a partir do próximo ano, foram convidados e segundo o deputado Jeová Campos devem participar da visita técnica. “Eles serão importantes interlocutores da Paraíba junto ao governo federal e é fundamental que eles vejam como estão as obras para cobrar a conclusão das mesmas”, finaliza Jeová.

Fonte: Assessoria
Créditos: Assessoria