"sumiço" resolvido

Aliança LGBTI comemora volta do gabinete 24 no Senado Federal

A Aliança Nacional LGBTI+, rede de entidades de promoção de direitos e cidadania à população LGBTI, comemorou a volta do gabinete de número 24 no senado federal

A Aliança Nacional LGBTI+, rede de entidades de promoção de direitos e cidadania à população LGBTI, comemorou a volta do gabinete de número 24 no Senado Federal, a sequência de gabinetes pulava sem explicação oficial, do número 23 para o 25, o “sumiço” da placa 24 nunca foi registrado oficialmente, segundo o jornal Folha de S. Paulo, o último parlamentar a usá-lo sob essa numeração foi o ex-senador Eduardo Amorim (PSDB-SE), até 2014.

O senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG) foi parabenizado pela Aliança Nacional LGBTI+ por voltar a usar a numeração em seu gabinete

“Vinte e quatro é apenas um número que, por acaso e por questões culturais, vem carregado de estigma e preconceito contra os homossexuais. Não é este número que precisa ser eliminado, e sim a cultura LGBTIfóbica”, escreveu o presidente da Aliança Nacional LGBTI+, Toni Reis, em carta de congratulação a Pacheco e ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP). No jogo do bicho, 24 é o número do veado, daí o estigma.

Ao assumir o mandato em fevereiro, o senador Rodrigo Pacheco registrou no Twitter o retorno à numeração normal das salas. “O 24 tinha misteriosamente deixado de existir anos atrás, mas agora foi restabelecido o número correto. Enfim, o gabinete estará pronto a servir o povo de Minas Gerais e do Brasil, com eficiência e sem qualquer discriminação”, publicou o senador.

Na legislatura seguinte, a sala que Amorim ocupava foi ocupada pelo senador Dario Berger (MDB-SC), mas ele passou a usar a placa com o número 26, e não mais 24. Já em 2016, ativistas LGBT denunciaram a supressão do número 24. Questionado pela imprensa à época, Berger não deu explicação para a troca de numeração. O Congresso em Foco procurou a assessoria do parlamentar (que atualmente ocupa outro gabinete) e aguarda resposta.

 

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba com Congresso em Foco