opinião

31 de março, dia de luto! - Comemorar o golpe de 64 é desrespeitar o cidadão e torturar o Brasil duas vezes! - Por Francisco Airton

Mas numa coisa acreditem: O caminho do mal é uma via de mão dupla. Mesmo que esta venha a ser uma travessia demorada!

Não há dúvidas de que existe um propósito mórbido nessa família que agora governa o Brasil, que é o de desdenhar, torturar ainda mais as famílias já destruídas com o desaparecimento dos seus filhos, maridos, pais e mães, nos 21 anos de ditadura militar no país! Durante todos esses anos vivemos sob o domínio do medo e muitos desapareceram misteriosamente (ou as claras mesmo) sem que ao menos pudessem se defenderem dos crimes que lhes eram imputados – bastava parecer uma ameaça ao sistema – e a vida do cidadão e suas famílias acabavam destroçadas simplesmente por não concordar com as imposições enfiadas goela abaixo por um regime assombrosamente autoritário!

O que parecia até então ser uma “página infeliz da nossa história” começou a sair das catacumbas e mausoléus, já no ano passado, para tirar o sono do brasileiro – pessoas que conhecem a história negra que tantos crimes cometeu, famílias perseguidas e tantas outras atrocidades, dignas de serem esquecidas – culminando com o desejo insano de alguém que foi escolhido pelo povo (apenas um quarto desse povo é bem verdade) para, em seguida, passar com um trator sobre a história e vidas de um Brasil que jamais será esquecido! Bolsonaro determinou que militares celebrem o golpe de 64 no próximo domingo (31). Os anos de ditadura militar foram marcados pelo fechamento do Congresso Nacional, cassação de direitos políticos, perseguição e tortura de adversários políticos, além de censura à imprensa.

Não sei bem se surpreendendo a todos (acho que não), o presidente da república, determinou nesta semana, que militares celebrem o golpe de 64 no próximo domingo (31). Se a intenção foi a de ofender deliberadamente o país, ele conseguiu! Quanto aos filhos, não só acredito que defendam tal heresia, como tenho a certeza de que não o fazem apenas por pura ignorância. Sabem o que estão fazendo e não há dúvidas de que seja por pura maldade! Determinar a comemoração de algo tão vergonhoso para a história da humanidade chega a beirar a insanidade mesmo!

Que coisa mais doida essa! Mas, a final, o que se esperar de alguém que – ainda quando deputado – chegou a desdenhar do sofrimento das famílias na busca pelos seus entes queridos desparecidos no regime opressor? Quem não lembra da frase célebre do deputado Bolsonaro de “quem gosta de osso é cachorro” numa alusão as ossadas que eram desenterradas nas valas comuns da tortura!

O que esperar de alguém que tem como ídolo, Carlos Alberto Brilhante Ustra, um coronel do Exército Brasileiro, ex-chefe do DOI-CODI do II Exército, um dos órgãos atuantes na repressão política, durante o período da ditadura militar no Brasil, o chefe da “sucursal do inferno” e que recentemente reverenciou, no Chile, o ditador chileno Augusto Pinochet, que comandou o país de 1973 a 1990, em anos marcados por violência com a morte de mais de 3 mil pessoas?

O golpe militar de 1964, que completa 55 anos neste domingo, 31 de março poderá ser comemorado por uma ordem presidencial. A informação foi confirmada na tarde de segunda-feira pelo porta-voz da Presidência, Otávio do Rêgo Barros, em declaração à imprensa. De acordo com, o porta-voz, Bolsonaro determinou que o Ministério da Defesa faça “as comemorações devidas”, incluindo a ordem do dia, que é uma mensagem comemorativa das Forças Armadas.

Mas, eis que se ergue a Paraíba fazendo prevalecer a sensatez e diz não! Aqui o Ministério Público Federal – MPF diz que a ação de 64 “foi um golpe” e recomenda que o Exército se abstenha de “comemorar” o 31 de março! Respeitando os direitos de cada cidadão a investigação do MP apura “possível alusão positiva ao regime autoritário, incompatibilidade dos atos com o Estado democrático de direito e a vedação de manifestos políticos em âmbito militar”.

De acordo com a informação divulgada pela assessoria do Ministério Público Federal, a decisão na Paraíba integra uma ação coordenada nacional, que reúne unidades do MPF em vários estados. Segundo o órgão, o próprio Estado brasileiro – por meio de seus poderes constitucionalmente instituídos – já reconheceu a ausência da democracia e o cometimento de graves violações aos direitos humanos pelo regime totalitário que teve início em 31 de março de 1964.

Foi dessa forma então recomendado que o comandante do 1º Grupamento de Engenharia no estado adote providências para que militares subordinados a sua autoridade se abstenham de promover ou tomar parte em manifestação pública, em ambiente militar ou fardado, em comemoração ou homenagem ao período de exceção instalado a partir do golpe militar de 1964, adotando as medidas para identificação de eventuais atos e seus participantes, para aplicação de punições disciplinares, bem como para comunicar ao Ministério Público Federal, para adoção das providências cabíveis.

A posição adotada pelo MPF da Paraíba age como um bálsamo nas feridas deixadas pelo regime, mas não eliminam mágoas e nem afasta o pavor de ver tudo novamente vir à tona numa clara ameaça ao democrático estado de direito. Um espectro que nos rodeia e ameaça a nossa liberdade! Quem escolheu o que está ai, com certeza não conhece a história, ou não teve a oportunidade de estudar ou agiu simplesmente por se sentir muito bem representado em sua desumanidade!

Mas numa coisa acreditem: O caminho do mal é uma via de mão dupla. Mesmo que esta venha a ser uma travessia demorada!

Fonte: Francisco Airton
Créditos: Francisco Airton