a resposta mais sincera

188 PÁGINAS EM BRANCO: Livro viraliza nas redes ao listar motivos para confiar em Bolsonaro

Segundo o autor de "Por Que Bolsonaro Merece Respeito, Confiança & Dignidade?", objetivo da obra é provocar a reflexão dos leitores

Pouco mais de 22 gramas, 190 páginas e, destas, 188 em branco. Este é o conteúdo do livro “Por Que Bolsonaro Merece Respeito, Confiança & Dignidade?”. Lançada em março, a obra começou a ganhar visibilidade nas redes sociais brasileiras nesta quarta-feira, conforme noticiou o colunista Ancelmo Gois . As seis avaliações no site de vendas tornaram-se 38 em menos de duas horas, e a ideia inusitada gerou milhares de compartilhamentos e comentários nas redes. Seria um protesto? Um golpe?

O gaúcho Willyam Thums, de 30 anos, levou um susto ao atender a reportagem. Ele está terminando o doutorado em literatura comparada na Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, e ficou surpreso ao saber que seu livro estava, cinco meses após o lançamento, ganhando toda essa repercussão por aqui. Ele garante que a obra está indisponível para venda desde então.

— Este está sendo o dia mais louco da minha vida. Publiquei em março, de forma independente, e disponibilizei em duas plataformas de venda online. Ninguém nunca comprou este livro! Não é verdade o que estão dizendo. Ele já não está disponível para venda desde março. Eu teria acesso aos dados de onde foi comprado, mas conferi os recibos da Amazon e não há nenhuma venda. Os comentários lá podem ser problemáticos porque não é necessário efetuar a compra para avaliar — disse.

A repercussão se divide entre os que consideram genial a crítica ao presidente e os que se dizem lesados pela venda de um livro com páginas em branco. Quando o GLOBO acessou o anúncio, de fato, não havia nenhum aviso sobre a brincadeira e o livro estava sendo vendido a R$ 39,64, com prazo para entrega para a próxima semana. A descrição prometia “responder à pergunta que não quer calar o Brasil. Em meio ao turbulento momento em que vive nosso país, somente este livro pode te dar a resposta mais sincera sobre o Presidente Jair Bolsonaro”.

Após viralizar, o livro tornou-se indisponível e a descrição foi acrescida do seguinte aviso: “ATENÇÃO: [Livro Sátira] Este livro possui apenas 2 páginas escritas e 188 páginas em branco.”

Procurada, a Amazon respondeu que a política do site permite ao usuário devolver o produto e solicitar o reembolso em até 30 dias após a compra, desde que este não tenha sido danificado.

Objetivo não era protesto e sim provocar reflexão, explica autor

Apesar de se declarar contrário aos ideais do presidente Jair Bolsonaro, Willyam explica que o objetivo de seu livro não era protestar, mas deixar que o leitor pensasse em suas próprias respostas para a pergunta do título.

— Eu não posso responder porque não acredito que ele mereça essas coisas (risos). Mas o que eu queria não era simplesmente dizer isso. Eu queria deixar essa questão em aberto e provocar uma reflexão. Cada um pode ter suas próprias respostas a partir dessa página em branco ou não, ver como um protesto ou uma sátira mesmo — explicou.

A ideia, conta o autor, surgiu em conversa com amigos americanos, ao descobrir que existe um livro semelhante sobre Donald Trump. Willyam está terminando o mestrado em Literatura Comparada e mora nos Estados Unidos. Atualmente, ele leciona na Universidade de Michigan e trabalha como escritor. Nas últimas eleições, votou em Ciro Gomes (PDT).

— Meu posicionamento é obviamente contrário ao presidente, mas acho que isso aparece de forma sutil nas páginas em branco. Por isso acho o livro divertido, por conta dessa ambiguidade que ele provoca — conta.

O jovem pretende se especializar em literatura latinoamericana, e defenderá tese de mestrado a respeito da fome e da produção de sentimentos. Ele publicou, também neste ano, o primeiro livro de uma trilogia sobre as relações entre Estados Unidos e China.

Mesmo distante, Willyam afirma que acompanha todas as notícias sobre o Brasil e que pretende voltar ao país. Ele não esconde, porém, que o resultado das eleições o desanimou a tomar esta decisão.

— Acho que retorno na metade do ano que vem. É claro que essa conjuntura desmotiva, porque Bolsonaro cancelou concursos públicos, o que fecha muitas oportunidades. Mas ainda tenho um ano para decidir.

O que há, afinal, nas duas páginas?
O texto escrito em “Por Que Bolsonaro Merece Respeito, Confiança & Dignidade?” trata-se de uma nota do autor aos leitores, explicando a proposta do livro.

— Ali faço uma introdução sobre o contexto político do Brasil, falo um pouco de fake news e convido o leitor a formular suas próprias respostas — explicou o autor.

Confira o texto na íntegra abaixo:

“Marcada por importantes disputas judiciais, a eleição presidencial de 2018 no Brasil também testemunhou o crescimento e importância das redes sociais no cenário político nacional. Cidadãos e cidadãs de norte a sul do país estimularam debates não só de cunho político e socioeconômico, mas também de emoções pessoais e regionais em terras brasileiras. O que veio a ser a eleição mais acirrada dos últimos tempos refletiu, portanto, a polarização de grandes sentimentos e valores ético-morais do ser-humano enquanto participante da vida em sociedade. As propensões à extremismos dos mais diversos questionaram não somente pautas e projetos políticos de governo, mas, ainda, espelharam as discórdias incontestáveis de um país enormemente desigual econômica, social, política e moralmente. O que viu-se tomar forma nas ruas, nos computadores, tablets e telefones celulares do Brasil foi um fenômeno inerente não só ao brasileiro – muito embora refletissem sintomas das enfermidades nacionais. Irrigaram-se discursos de ódio e amor, de medo e segurança, de guerra e paz, de atraso econômico e prosperidade, do sagrado e do profano, da ordem e do caos, de gênero, dentre inúmeros outros.

Evidenciou-se o mesmo fenômeno nas últimas eleições presidenciais norte-americanas. A propagação das fake news, de medonhos escândalos, ou mesmo de constantes frases vazias de impacto refutou o bom senso político e abriu espaço para uma nova forma de fazer-se Presidente. Importantes técnicas virtuais têm sido empregadas para a contestação de governos recentes, induzindo emoções coletivas a um estado de frenesi (inter)nacional, o que, indubitavelmente, retratou mudanças robustas em formas de protesto – tanto em matéria de votos obtidos, quanto para os que se abstiveram da responsabilidade do sufrágio.

Este livro, resultado de incansáveis horas de trabalho, oferece um viés exclusivamente imparcial sobre os inegáveis méritos do Presidente Jair Bolsonaro como figura mais importante, respeitável e digna do Brasil contemporâneo. Cabe ao leitor, após análise crítica e minuciosa, refletir sobre as falsas acusações fabricadas física e virtualmente sobre o insigne Chefe de Estado brasileiro – exemplo maior das qualidades que o nosso grandioso e forte Brasil tem a oferecer.

Mais que somente o título deste livro, proponho que você, célebre leitor, responda: Por que Bolsonaro merece respeito, confiança & dignidade?”

Fonte: O Globo
Créditos: O Globo