articuladores e negociadores

100 CABEÇAS: DIAP divulga nomes dos parlamentares mais influentes e Paraíba tem três 'cabeças' de destaque

A Paraíba conta com três nomes, o deputado Aguinaldo Ribeiro (PP), o senador Cássio Cunha Lima (PSDB) e o deputado Efraim Filho (DEM).

Esta é a 25ª edição dos “Cabeças” do Congresso Nacional, que na definição do DIAP, são aqueles parlamentares que conseguem se diferenciar dos demais pelo exercício de todas ou algumas das qualidades e habilidades aqui descritas. Entre os atributos que caracterizam um protagonista do processo legislativo, se destaca a capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações, seja pelo saber, senso de oportunidade, eficiência na leitura da realidade, que é dinâmica, e, principalmente, facilidade para conceber ideias, constituir posições, elaborar propostas e projetá-las para o centro do debate, liderando sua repercussão e tomada de decisão.

“Enfim, é o parlamentar que, isoladamente ou em conjunto com outras forças, é capaz de criar seu papel e o contexto para desempenhá-lo”, destaca-se na definição da publicação.

A pesquisa inclui apenas os parlamentares que estavam no efetivo exercício do mandato no período de avaliação, isto é, entre fevereiro e julho de 2018. Assim, quem esteve ou está licenciado do mandato, mesmo influente, não faz parte da publicação.

A Paraíba conta com três nomes, o deputado Aguinaldo Ribeiro (PP), o senador Cássio Cunha Lima (PSDB) e o deputado Efraim Filho (DEM).

A classificação do DIAP também destaca a principal habilidade dos parlamentares. Aguinaldo e Efraim são colocados como articuladores e o senador Cássio como negociador. Outras habilidades são formulador, debatedor e formador de opinião.

Entre os 100 parlamentares que comandam o processo decisório no Congresso, 65 são deputados e 35 são senadores.

Distribuição partidária
A elite do Congresso Nacional está assim distribuída partidariamente nas 2 casas legislativas — Câmara e Senado:

– PT – 13 deputados e 6 senadores na lista;

– PSDB – 7 (D) e 7 (S);

– MDB – 4 (D) e 8 (S);

– DEM – 9 (D) e 2 (S);

– PP – 6 (D) e 2 (S);

– PCdoB – 5 (D) e 1 (S);

– PSB – 3 (D) e 2 (S);

– PSol – 4 (D);

– PDT – 2 (D) e 1 (S);

– PR – 2 (D) e 1 (S);

– PSD – 2 (D) e 1 (S);

– PTB – 2 (D) e 1 (S);

– PTC – 1 (S);

– Rede – 1 (D) e 1 (S); e

– Avante, Pode, PPS, PSC, PV e SD, cada 1 tem 1 deputado na lista.

Fonte: Polêmica Paraíba e DIAP
Créditos: Polêmica Paraíba e DIAP