denuncia

Moradores denunciam maus-tratos e morte de animais em lixão de Monteiro

Moradores cidade de Monteiro, no Cariri paraibano, e grupos de defensores de animais estão denunciando, através de redes sociais, maus-tratos e extermínio de cães e gatos que vivem no lixão da cidade

Moradores cidade de Monteiro, no Cariri paraibano, e grupos de defensores de animais estão denunciando, através de redes sociais, maus-tratos e extermínio de cães e gatos que vivem no lixão da cidade. Os relatos são de que os animais são abandonados no local a céu aberto, muitos são envenenados e outros estão doentes.

A assessoria do Ministério Público disse que a instituição não recebeu nenhuma denúncia sobre o caso nesta semana. E acrescentou que tramita na justiça uma ação civil pública que solicita a criação de um cento de zoonoses para a cidade. O Presidente da Comissão de Defesa dos Animais da OAB-PB, Francisco José Garcia, afirma que o órgão também não foi notificado. A líder do grupo de defensores de animais “Coração Pet” explicou que está procurando auxílio jurídico para oficializar a denúncia.

Já a prefeita de Monteiro, afirma em nota divulgada na terça-feira (7), através de uma rede social, que após ter conhecimento das denúncias, determinou que uma equipe da Vigilância Sanitária e da Secretaria de Infraestrutura fossem ao local, acompanhados de um médico veterinário para verificar os casos relatados.

A prefeita diz também que, conforme o médico veterinário Ricardo Morato, “no local foram encontrados duas carcaças de cães, possivelmente mortos há vários meses, e um gato com aparência de morte recente”.
Segundo a gestora, a prefeitura está atenta a estes casos de animais soltos na área urbana da cidade e pede a colaboração dos proprietários e responsáveis pelos animais, sejam eles de quaisquer espécies que estejam circulando no município, causando transtornos a população.

Ainda de acordo com a nota, o município está formalizando parceria com uma entidade privada para o acolhimento dos animais retirados da área pela equipe da Secretaria de Infraestrutura, oferecendo condições para que sejam bem tratados.

Nas redes sociais, moradores dizem que esperam o canil prometido pela prefeitura há muito tempo. Alguns deles se uniram para divulgar a situação dos animais. Segundo a responsável pelo perfil “AnimaLixo”, Yasmin Medeiros, essa é a forma que os moradores tentam dar visibilidade aos casos e chamar a atenção das autoridades.
Yasmin diz que os órgãos públicos da cidade precisam olhar para situação dos animais e tentar resolver o problema. “Precisamos salvar os que ainda estão vivos no lixão, porque muitos já morreram e outros estão doentes no local”.

A responsável pela divulgação diz que existem vários registros de animais mortos e outros doentes no lixão. Ela afirma que o grupo envolvido na divulgação entrou em contato com a administração do município, e que a resposta dada pela gestora em rede social não condiz com a realidade encontrada no local.
“Não foi somente um gato que morreu, temos registros de vários animais mortos de sábado (4) até esta terça (7). Além disso, existem outros doentes na área”, conta Yasmin.

Fonte: G1PB
Créditos: G1PB