Psicóloga esclarece

Você estaria na 'lista dos escrotos'? Saiba aqui quais as características de um abusador

uais os motivos que levaram que mulheres que teriam sido abusadas, física, sexual ou psicologicamente paraibanas a expor nomes de homens “escrotos” de forma anônima nas redes sociais?

Quais os motivos que levaram que mulheres que teriam sido abusadas, física, sexual ou psicologicamente paraibanas a expor nomes de homens “escrotos” de forma anônima nas redes sociais?

Quais as consequências psicológicas dessas violências, e porque não fazer a denúncia formal em uma delegacia?

E para os homens expostos nessa lista, quais as consequências psicológicas dessa exposição?

Entenda o caso

Na última segunda (11) publicamos com exclusividade uma matéria onde mais de 100 homens tiveram seus nomes expostos em uma lista com possíveis abusos, de forma anônima inicialmente no WhatsApp e posteriormente no Twitter. Alguns desses homens contrataram um advogado para tomar as medidas legais para punir os envolvidos na criação e/ou divulgação da Polêmica lista.

Leia mais aqui

A nossa reportagem conversou com a psicóloga Renata Toscano que falou sobre as implicações psicológicas desses abusos e também como esses homens expostos dessa forma podem ser afetados.

Renata avaliou que as mulheres que sofrem abuso sorem consequências inúmeras e imensuráveis. Mas geralmente são mulheres que apresentam comportamento de isolamento social, medo constante, tristeza, baixa autoestima, depressão, ansiedade, e que muitas vezes pode levar a cometimento de suicídio.

E o fato de não terem denunciado de forma correta seus abusadores, a psicóloga falou que quase sempre o silêncio ocorre por medo, em muitos casos sofrem ameaças para si, bem como para seus familiares. Elas também podem ser dependentes financeiramente do agressor e depender dele, e ter medo de ser ridicularizada socialmente e por isso se calam.

Sobre a melhor forma de lidar com os abusos ela lembrou que a melhor forma de lidar com o abuso é evitando todo e qualquer comportamento abusivo e agressivo do companheiro ou companheira. Impor respeito na relação, não aceitar ser diminuída (agressões psicológicas) por que muitas acham que tais comportamentos não são abusivos e agressivos.

Segundo Renata, esses homens apontados como abusadores podem causar, medo, vergonha e insegurança.

Eu sou um abusador(a)?

Vale lembrar que existem casos em que homens ou até mesmo mulheres podem ser abusadores e não tem consciência disso.

Você já parou para pensar se você é um abusador(a)?

Relação abusiva (Você pode ser um abusador)

É muito sério a questão do abuso obviamente que existem casos extremos de violência física, mas, contudo, nem tudo é tão simples não é verdade?

Portanto quando falamos de relacionamentos é normal ciúmes e etc.

Mas há uma grande diferença entre um ciúme normal e um doentio.

Há, portanto, grandes diferenças entre um relacionamento normal e saudável e um abusivo.

Só que os dois envolvidos nem se quer se dão conta desta diferença!

Porque?

Todavia maneiras de identificar estas diferenças, mas geralmente um relacionamento psicologicamente abusivo envolve muita paixão até chegar ao ponto de isso se tornar doentio.

O grande problema aqui é que a vítima (quase sempre a mulher) é envolvida por um homem que a mantem longe de amizades, família e atividades no geral. Demonstrações exageradas de ciúmes e cobranças exageradas.

A recomendação é se você está em um relacionamento abusivo trate de procurar uma terapia o mais rápido possível, caso contrário os efeitos negativos podem ser irreversíveis e podem acabar da pior forma possível.

Do outro lado da moeda temos o abusador.  Que infelizmente em várias vezes não tem nem se quer noção do que está fazendo. De como esta machucando e oprimindo a pessoa que ama. Essa tortura para o abusador pode e realmente parece, no seu ponto de vista, uma forma adequada de cuidar da melhor maneira possível da pessoa.

Porem na verdade o que ele está fazendo é sufocar a pessoa em um oceano de problemas que provavelmente nem existem.

Certamente o abusador já foi abusado antes
E como geralmente ele não sabe nem se quer que está abusando, ele acaba se sentindo inocente e ainda jogando a culpa de tudo em cima do parceiro.
Geralmente abusadores foram abusados em outros relacionamentos ou na família e também na infância.

Vamos falar um pouco da sua infância.
Como foi a sua infância? Você foi uma criança abusada psicologicamente?
Foi torturada psicologicamente, tratada duramente quando criança?

Estas atitudes na vida da criança podem deformar o cérebro e a forma como pensar para sempre.
Se você teve uma infância abusiva, provavelmente também será um adulto abusivo. Porque está ligado à sua história, é parte da sua personalidade abusar.

Você precisa de ajuda
Seu parceiro também é abusador? Também teve abusos na infância?
Então temos um casal de adultos que na verdade são grandes crianças traumatizadas que nunca vão ser felizes sem tratamento.

Terapia de casal não é brincadeira

Os tratamentos da mente, todos eles são extremamente reais e necessários para resolver certos problemas em nossas vidas.
Um casal que vive uma vida abusiva, vive triste e as chances de termino ou traição são muitos grandes.
A possibilidade destes abusos acabarem completamente com os sentimentos que seu parceiro tem por você, também só muito grandes.

PROCURE AJUDA
Como os relacionamentos se tornam abusivos?
Todos os relacionamentos no início não são abusivos.

Contudo porem acabam por se tornar quando um dos dois tem pouco amor próprio e o outro tem um ego muito grande ou quando acontecem muitos casos de mentiras e omissão.
A confiança é quebrada e então começam os abusos, os ciúmes doentios e as paranoias.

Fonte: Polêmica Paraíba / Brutal blog
Créditos: Polêmica Paraíba / Brutal blog