internacional

Qatar diz que ruptura diplomática de países árabes é ‘injustificada’

País afirma que decisão de vizinhos é tomada a partir de alegações sem fundamento

O Qatar classificou como “injustificada” a decisão tomada nesta segunda-feira por Árabia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Egito, Bahrein e Iêmen de romper as relações diplomáticas com seu governo e fechar fronteiras aérea e marítima. Os países árabes acusam o país de cooperar com terrorismo. O governo qatari disse que os vizinhos de querer colocá-lo sob tutela, o que considera uma “violação de sua soberania”, e tomam tais ações a partir de “alegações sem fundamento”.

“O Qatar foi exposto a uma campanha de instigação baseada em alegações que representam fabricações absolutas, o que prova que são intenções premeditadas para causar danos ao Estado. O Qatar é um membro ativo Conselho de Cooperação do Golfo (CCG), comprometido a sua carta régia, respeita a soberania de outros países, não interfere em seus assuntos internacionais e tem deveres no combate ao terrorismo e extremismo”, defendeu o Ministério de Relações Extrenas do Qatar em comunicado.

Companhias aéreas e bancos do Golfo suspendem atividade com Qatar

O governo qatari afirmou que a campanha midiática lançada não convence a opinião pública principalmente entre os países do Golfo. O país disse que a medida tem propósito claro: “a imposição de tutela sobre o Estado”.

“O Ministério de Relações Exteriores destaca que essas medidas tomadas contra o Estado do Qatar não vão afetar o curso normal da vida dos cidadãos e residentes do Estado e que o governo qatari tomará as medidas necessárias para garantir isso e impedir tentativas de influenciar e prejudicar a sociedade qatari e a economia”, disse o governo na nota.

O ministério lamentou o fato de que os países não tenham “um desafio mais importante e crucial para seus povos do que mirar o Estado do Qatar e tentar prejudicá-lo”.

Fonte: O Globo