combate à Covid-19

Procon flagra aglomeração e pessoas sem máscara e interdita bares no Recife

Dois estabelecimentos descumpriram protocolos de combate à Covid-19, segundo Procon estadual. Fiscalização conjunta encontrou irregularidades junto ao Corpo de Bombeiros em outros dois bares

Quatro bares foram interditados na madrugada deste sábado (5) em uma fiscalização do Procon de Pernambuco e outros órgãos estaduais e da prefeitura do Recife. Segundo o Procon, dois dos estabelecimentos desrespeitaram o protocolo de combate à Covid-19, com registro de aglomeração de pessoas.

Na quinta-feira (3), o governo do estado anunciou que iria intensificar a fiscalização de bares devido ao aumento dos novos casos de pessoas com o coronavírus. Na mesma ocasião, foi informado que Pernambuco não iria aumentar para até 1,5 mil o público permitido em eventos, como previsto anteriormente pelo plano de flexibilização, pelo mesmo motivo.

Dois dos estabelecimentos interditados neste sábado (5) ficam em Boa Viagem e dois no Bairro do Recife. A ação teve a presença do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Diretoria Executiva de Controle Urbano do Recife, Vigilância Sanitária e guarda municipal ambiental.

Em um dos bares, que funciona também como uma boate, no Bairro do Recife, o Procon identificou aglomeração de pessoas, consumidores circulando sem máscara e fazendo consumo de bebida e de comida em pé, o que é vetado pelo protocolo de prevenção à Covid-19. Além disso, segundo os fiscais, na entrada não era fornecido álcool 70%.

O outro bar, na Zona Sul, já tinha sido interditado pelo órgão de defesa do consumidor no dia 7 de novembro e estava funcionando além do horário permitido, além de ter aglomeração dentro e na frente do estabelecimento, apontou o Procon.

Já um outro local no Bairro do Recife foi interditado pelo Corpo de Bombeiros e pela Dircon por não ter alvará de funcionamento e também porque a saída de emergência estava obstruída e não havia extintores.

O quarto bar foi interditado na Zona Sul porque os extintores estavam vencidos e não havia projeto em caso de incêndio, fora irregularidades encontradas pela Vigilância Sanitária, ainda de acordo com o Procon.

O Procon informou que os locais interditados pelo órgão serão notificados a apresentar defesa, que deve ser analisada e julgada, para então ser estabelecida uma multa. Os estabelecimentos só serão desinterditados ao fim desse processo.

Os consumidores que presenciarem irregularidades podem fazer denúncias ao Procon pelo telefone 0800.282.1512 e também enviar vídeos e fotos para o WhatsApp (81) 3181.7000.

Com mais 1.094 casos da Covid-19 e 21 óbitos de pessoas que estavam com a doença, o estado chegou a 188.132 infectados pelo novo coronavírus e 9.119 mortes devido à pandemia até a sexta-feira (4).

Os casos do novo coronavírus estão distribuídos por todos os 184 municípios pernambucanos, além do arquipélago de Fernando de Noronha. Além disso, o boletim registrou, na sexta (4), um total de 165.979 pacientes recuperados da doença.

Fonte: G1 PE
Créditos: G1 PE