competição

Primatas com pênis menores compensam sendo chamativos e agressivos, diz estudo

"Esta descoberta mostra claramente que você pode ser bem adornado ou bem dotado, mas é difícil ser os dois."

 

Primatas masculinos com genitália menor tendem a competir por parceiros através de violência ou “símbolos de status”, segundo um estudo conjunto da Universidade da Austrália Ocidental e da Universidade de Zurique publicado no jornal Royal Society B. (…)

Os dentes maiores, que são vantajosos em combate, também ajudam os machos a competir por primatas fêmeas, de acordo com o relatório. Eles também notaram “as barbas dos homens” como “ornamentos sexuais” que podem atrair parceiros. (…)

“Além de simplesmente lutar, eles podem produzir os chamados ‘símbolos de status’; ornamentos vistosos que ajudam seus portadores a controlar o acesso a mulheres intimidando outros machos ”, disse o pesquisador e coautor do estudo, Dr. Cyril Grueter, à Phys.org.

“Esta descoberta mostra claramente que você pode ser bem adornado ou bem dotado, mas é difícil ser os dois.”

O relatório, financiado pela Fundação Nacional de Ciências da Suíça, descobriu que fatores compensatórios para as grandes gônadas servem efetivamente como um equalizador para os primatas que esperam procriar.

“Embora os ornamentos e armas de pré-acasalamento tendam a se combinar positivamente entre as espécies de primatas, a inclusão do tamanho dos testículos como um traço sexual de pós-acasalamento revelou uma troca evolucionária entre ornamentos e testículos, mantendo uma relação positiva com armas sexuais”, concluiu o estudo.

 

Fonte: DCM
Créditos: DCM