polêmica

Mais um teste com mísseis balísticos: 'Um novo sistema de ultra precisão'

Coreia do Norte diz ter tido sucesso no lançamento de míssil balístico

A Coreia do Norte anunciou hoje que teve “sucesso” no lançamento de um míssil balístico e que se tratou de um ensaio de “um novo sistema de ultra precisão”, segundo a agência estatal KCNA.

O líder norte-coreano Kim Jong-Un terá “supervisionado” o lançamento – o terceiro em três semanas –, apesar das resoluções de proibição do Conselho de Segurança da ONU sobre Pyongyang por continuar os seus programas balísticos e nucleares.

A Coreia do Sul disse na segunda-feira que o míssil tinha viajado 450 km, enquanto o Japão disse que caiu na sua zona económica exclusiva que se estende até 200 milhas náuticas (370 km) da sua costa.

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, considerou na segunda-feira que a Coreia do Norte mostrou uma “total falta de respeito” para com a China por ter feito mais um lançamento de um míssil balístico.

“A Coreia do Norte mostrou uma grande falta de respeito para com o seu vizinho, a China (…). Mas a China faz um grande esforço!”, escreveu Donald Trump numa mensagem na rede social Twitter.

A China é o único aliado do regime norte-coreano e o Presidente norte-americano conta com Pequim para usar a sua influência sobre o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, a fim de convencê-lo a suspender os seus programas nucleares e balísticos.

A Coreia do Norte quer desenvolver um míssil balístico intercontinental (ICBM) capaz de atingir o continente americano.

Este foi mais um teste entre as dezenas de disparos de mísseis e dois testes nucleares feitos pela Coreia do Norte desde o início de 2016.

Os Estados Unidos e a China também discutem a imposição de novas sanções contra a Coreia do Norte pelo Conselho de segurança da ONU.

Fonte: Diário de Notícias