MASTER NEWS

Jurista diz que falta humanização no tratamento dos presos no Brasil

Advogado diz que o Brasil precisa de mais educação para conter o crescimento da criminalidade

advogados-2 advogados-1Os advogados Herleide Herculano, José Samaroni, Edísio Souto e Pedro Adelson debateram a atual situação dos presídios brasileiros na noite desta quarta-feira, 04, no programa Master News, da TV Master.

O ex-secretário de governo e advogado Pedro Adelson afirmou que muitas vezes os detentos não são tratados como deveriam, “antes de cobrar dos presos, é preciso dar a eles os direitos que ele tem, tem que dar alimentação, cuidar da saúde do preso, tratar bem a família, dar educação para ele, o sistema tem que ser humanizado, não se trata de um depósito de homens, mas um local onde há cidadãos”, afirmou.

Adelson destacou que a mão de obra dos presos é importante para a ressocialização e destacou que não se pode chegar de forma truculenta achando que isso vai melhorar a situação dos presídios, “a solução prisional não é fácil”, complementou. Ele criticou os juízes que querem mandar na administração penitenciária, “todo mundo quer mandar na administração penitenciária, os juízes, principalmente, muitas vezes querem mandar muitos presos para uma unidade sem se preocupar em quem são essas pessoas e se pertencem a facções criminosas”, disse.

Herleide Herculano disse que é preciso cuidar da questão tecnologica dos presídios, ela afirmou que, atualmente, a maioria dos presos tem acesso a celulares e consegue manter contatos com grupos criminosos que estão fora da prisão. Apesar disso, ela disse que é preciso humanizar as relações e cuidar da ressocialização de pessoas que perderam o direito a liberdade após cometer crime.

Edísio Souto disse que o problema do sistema prisional é de todos os segmentos da sociedade e afirmou que é necessário que todos os poderes tomem para si a responsabilidade para buscar melhorias com humanização, garantindo a segurança da sociedade e o retorno dos presos com condições de viver em sociedade.

José Samaroni lamentou a superlotação e destacou que é importante que sejam construídos novos presídios para que os detentos sejam destinados aos lugares que ofereçam um espaço para ressocializar, ele destacou ainda a necessidade do poder público investir em educação para evitar que cidadãos se tornem infratores e, futuramente, criminosos.
Créditos: Polêmica Paraíba