declaração

'Estou num país capitalista', diz Bolsonaro ao chegar à China

Bolsonaro deve se encontrar com Xi Jinping na sexta

Ao desembarcar em Pequim, na China, nesta quinta-feira (24), o presidente Jair Bolsonaro disse que está em país capitalista.

Bolsonaro deve se encontrar com Xi Jinping na sexta (25). Questionado se tinha algum constrangimento, pelo fato de Xi ser também secretário-geral do partido comunista chinês, respondeu: “estou em um país capitalista”.

No dia 1º de outubro, a China festejou o 70º aniversário da revolução comunista. Na ocasião, Xi afirmou que “nada pode abalar a nação chinesa”.

Bolsonaro não quis falar sobre críticas que fez à China durante a campanha das eleições em 2018, quando disse reiteradas vezes, por exemplo, que incentivaria o país asiático a “comprar no Brasil, não a comprar o Brasil”.

A prioridade da visita ampliar a relação comercial entre os dois países, segundo Bolsonaro, que indicou que também busca investimentos chineses no setor energético brasileiro.

“O que acontece. Muitos criticam as privatizações. Arrebentaram com as estatais. Conseguiram quase quebrar uma petroleira. Então, nós estamos numa situação que não tem mais alternativa. O sistema energético nós não temos suficiente para investir para que ele não entre em um colapso brevemente “, afirmou.

Fonte: G1
Créditos: G1