prevenção

CRISE PRISIONAL: Dorta diz que segurança da Paraíba 'está em alerta' para evitar problemas em presídios

Secretário de Administração Penitenciária da Paraíba diz que está sendo feito um trabalho de inteligência

wagner-dortaO secretário de Administração Penitenciária da Paraíba, Wagner Dorta, disse na manhã desta segunda-feira, 16, que o encontro com o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, convocada para esta semana, tem como finalidade debater o novo Plano Nacional de Segurança.

Em entrevista a Rádio CBN João Pessoa, ele disse que haverá uma reunião de governadores com o presidente Michel Temer amanhã e, na ocasião, será discutida a liberação de recursos, na ordem de R$ 44,7 milhões, para investir no sistema prisional dos estados.

Dorta disse que o dinheiro será utilizado para construção de duas novas unidades na Paraíba, “para mim, seria interessante construir mais uma unidade aqui na capital e outra em Campina Grande, que são as duas cidades que mais sofrem com os problemas de superlotação”, explicou.

O secretário disse ainda que a construção de uma nova unidade na Paraíba será para “somar” e descartou o fechamento do presídio Flóscolo da Nóbrega, no Róger, em João Pessoa.

Questionado sobre a atuação das facções criminosas na Paraíba, ele disse que existem grupos criminosos, mas afirmou que eles não controlam presídios. Sobre os grupos que atuam no Norte do Brasil, Dorta disse que facções como os Filhos do Norte brigam pelo domínio da rota de drogas no Solimões, ele contou que a morte de um traficante pelo Primeiro Comando da Capital gerou a guerra com o Comando Vermelho, criando núcleos regionais das facções, “não vejo ligação direta entre os FDN com grupos na paraíba, não podemos ser irresponsáveis a ponto de fecharmos os olhos, estamos em alerta e há ligações muito fortes entre criminosos daqui e do Rio Grande do Norte, falamos pouco e trabalhamos muito para evitar conflitos”, finalizou.
Créditos: Polêmica Paraíba