SUSPENSOS

Brasileiro do ciclismo e outros três atletas da Rio-2016 são pegos com doping

CICLISMOQuatro atletas que disputam a Olimpíada foram suspensos por terem testado positivo em exames antidoping realizados antes das competições começarem.

O brasileiro Kleber Ramos, 30 anos, de ciclismo de estrada, está na lista. Ele competiu no primeiro fim de semana dos Jogos e não chegou a completar a sua prova.

O caso dele foi anunciado pela federação internacional do esporte. A União Ciclística Internacional divulgou que ele foi flagrado no dia 31 de julho com a substância CERA, que ajuda na oxigenação, produzindo mais glóbulos vermelhos.

Em nota, o COB afirmou que foi “notificado de um caso de doping fora de competição e aguarda a divulgação por parte do CAS (Corte Arbitral do Esporte), tendo em vista as regras de confidencialidade do próprio CAS”.

Os outros três são o polonês Tomasz Zielinski, de levantamento de peso, pego com a substância Norandrosterona, a chinesa Xinyi Chen, da natação, com hidroclorotiazida, e a búlgara Silvia Danekova, do atletismo, com EPO e CERA.

Zielinski e Danekova foram vetados de competir pela Corte Arbitral do Esporte, autoridade máxima da justiça desportiva, enquanto Chen voluntariamente se colocou fora da prova e não nadou os 50 m nesta manhã.

A búlgara está fora dos Jogos e teve inclusive sua credencial cassada. No caso da chinesa, a suspensão é provisória, até que tenha um veredito final.

Fonte: Folha de S. Paulo