FATALIDADE

A avó pensava que era suco de uva

bebe-morreu-produto-de-limpeza

A bebê de 10 meses que morreu na cidade de Jaú, interior de São Paulo, ingeriu um forte ácido recomendado para limpeza de superfícies metálicas, especialmente de alumínio. A tragédia aconteceu no último domingo, quando a avó da criança deu a ela o produto, que tem coloração roxa, pensando se tratar de suco de uva. A mulher vai responder por homicídio culposo — quando não há intenção de matar.

A avó do bebê colocou o líquido na mamadeira da criança, que passou mal logo após a ingestão e foi levada para a Santa Casa da cidade, mas a menina não resistiu e morreu.

Segundo a delegada Isabel Cristina Mazieiro Martignago, titular da Delegacia de Defesa da Mulher de Jaú, o produto, que foi encaminhado para a perícia, é apresentado como um detergente desincrustante ácido. O uso é doméstico e se destina a limpeza pesada de alumínio. Na sua formulação há ácidos sulfônico, clorídrico e fluorídrico.

“Foi instaurado um inquérito para apurar um homicídio culposo. Vamos ouvir todos os envolvidos. A avó materna deve prestar depoimento nos próximos dias. O pai da criança já foi ouvido informalmente e confirmou que o líquido foi dado por engano pela avó”, disse a delegada.

O produto é bastante concentrado. Na ficha técnica, a orientação é diluir em água na concentração de 1%, ou seja, usar 100ml do produto para 10 litros de solução. O fabricante também recomenda o uso de equipamento de proteção individual durante a aplicação, como luvas, máscara, óculos, botas emborrachadas e avental vinílico.

Segundo a delegada, o pai da criança confirmou que ele, a mulher e os dois filhos pequenos estavam hospedados na casa da avó materna porque a casa onde eles moram estava com uma infestação de escorpiões.

“A mãe da criança tinha ido a igreja e o pai e as duas crianças ficaram casa. A menina começou a chorar porque estava com fome, mas na casa avó não tinha leite. Segundo o pai, a mulher resolveu dar um pouco de suco de uva para a bebê até que a mãe voltasse e pegasse o leite”, explicou Isabel Martignago.

O produto, que em sua embalagem original tem dois litros, foi colocado em uma garrafa menor semelhante às de suco concentrado. No rótulo há uma advertência para que se mantenha o produto em sua embalagem original e fora do alcance de crianças e animais domésticos e que a sua embalagem não seja reutilizada.

Fonte: Extra