volta ao novo normal

Trabalhando com delivery e drive thru: comerciantes de João Pessoa se adaptam para poder vender durante a pandemia

O Governo estabeleceu bandeiras com graduação em cores (vermelha, laranja, amarela e verde) para definir a situação de cada cidade

O decreto 40.304 do Governo do Estado, iniciou a flexibilização  das atividades econômicas na Paraíba na última segunda-feira (15). O Governo estabeleceu bandeiras com graduação em cores (vermelha, laranja, amarela e verde) para definir a situação de cada cidade paraibana e as possibilidades de retomada econômica e diminuição do isolamento.

O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, determinou que todos  os serviços não essenciais e espaços públicos permanecem fechados e apenas alguns segmentos foram liberados para funcionamento com regras.

Atividades que voltaram a funcionar na última segunda-feira

Comércio atacadista volta com 100% da capacidade de funcionamento;

Construção civil funciona volta a funcionar com 100% da capacidade de funcionamento;

Concessionárias e locadoras voltam com 100% da capacidade de funcionamento, seguindo medidas de distanciamento;

Lojas de materiais de construção voltam com delivery e drive thru;

Estabelecimentos de alimentação, como restaurantes e bares funcionam através de delivery e drive thru;

Em salões de beleza, serviços estéticos e barbearias voltam a funcionar com hora marcada, sem filas;

Lojas de varejo permanecem fechadas para atendimento, mas funcionam com delivery e drive thru;

Shoppings centers e centros comerciais funcionam com lojas físicas fechadas sem circulação de pessoas, mas com delivery e drive thru;

Atividades religiosas voltam com protocolos de distanciamento.

O QUE DIZ O SINDICATO DOS COMERCIÁRIOS?

Rogério Braz, Sindicato dos Comerciários, conta que o Sistema delivery e drive thru tem tido uma boa aceitação por parte do consumidor, “ essa procura por  drive thru, por compra por delivery, vem acontecendo com mais frequência, quem não tinha esse costume, essa cultura de comprar pela internet e ir  buscar o produto, está começando a fazer isso.”

Ele conta que os pequenos comerciantes estão se adaptando ao novo formato de vendas online, “os pequenos lojistas estão  trabalhando com suas mídias sociais, tem os contatos de seus clientes ,várias pessoas estão comprando e indo buscar os produtos nas lojas espalhadas por toda cidade, e algumas estão trabalhando com o sistema delivery, entregando na casa do cliente”, destacou.

Rogério Braz finaliza dizendo que está torcendo para uma volta do “novo normal” gradualmente e pede a consciencialização da população para não sair desnecessariamente.

Ele destaca a importância dos lojistas fornecer para seus funcionários os EPis necessários para a segurança de todos.

“Que a gente mude nossa cultura para reaquecer a economia e garantir os empregos e a saúde dos trabalhadores.”

Alexandro Silva, que trabalha no Centro Comercial de Passagem (CCP), conta que algumas lojas do local estão funcionando,  trabalhando principalmente com o sistema drive thru, onde o cliente faz o pedido do produto e vai até o local fazer a retirada. Mas ele destaca que alguns comerciantes ainda não se animaram com as novas medidas e continuam de portas fechadas.

O andamento para as próximas fases para maior flexibilização da abertura da economia, vai depender do avanço de casos graves de coronavírus na Capital.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba