parte da história

Ronaldo Cunha Lima e a criação da “Sociedade Alternativa”, de Raul Seixas e Paulo Coelho

O documento  guardado pelo poeta, advogado e parlamentar, Ronaldo Cunha Lima, trazem o que a história nos conta, dia da criação, sede e finalidade da “Sociedade Alternativa.

O ex-senador Cássio Cunha Lima (PSDB), publicou em suas redes sociais na última sexta-feira (21), um verdadeiro “achado”, Cássio encontrou no acervo de seu pai, Ronaldo Cunha Lima, o contrato original que criou a “Sociedade Alternativa”.

Ronaldo Cunha Lima e a  “Sociedade Alternativa”

O documento guardado pelo poeta, advogado e parlamentar, Ronaldo Cunha Lima, trazem o que a história nos conta, dia da criação, sede e finalidade da “Sociedade Alternativa.

Em 10 de dezembro de 1973, a Sociedade Alternativa foi oficialmente fundada como uma entidade civil de caráter amador e beneficente, tendo Raul Seixas e Paulo Coelho como sócios-fundadores e responsáveis; como mostra o documento encontrado por Cássio Cunha Lima.

No papel, a finalidade da Sociedade Alternativa, era a promoção de espetáculos teatrais, seminários, programas de televisão, filmes, edição de livros e outras produções artísticas e culturais. Para isso, contariam com a adesão de sócios-artistas, segundo consta em seu estatuto.

Para o ex-senador, diante dos documentos originais da fundação da entidade, seu pai pode ter advogado para Raul Seixas e Paulo Coelho quando exerceu a profissão de advogado no Rio de Janeiro. Sendo assim, Ronaldo Cunha Lima deve ter feito parte da  história do dia da criação da “Sociedade Alternativa”, do célebre Raul Seixas.

VEJA A PUBLICAÇÃO E OS DOCUMENTOS ENCONTRADOS POR CÁSSIO CUNHA LIMA

Hoje 31 anos da morte de Raul Seixas. Olhem que coisa fantástica, o contrato original que criou A SOCIEDADE ALTERNATIVA. Sabe onde achei? No acervo do meu pai o nosso @poeta_ronaldocunhalima que deve ter advogado para eles no Rio de Janeiro. Uma relíquia.

https://www.instagram.com/p/CEKqR7qhaN9/?igshid=7ei1g2xnulmh

Raul costumava dizer em entrevistas que a Sociedade Alternativa pretendia construir, com o auxílio da seita thelemista a qual ele e Paulo eram orientados, uma comunidade alternativa em Minas Gerais, chamada Cidade das Estrelas. Como se sabe, a ideia não prosperou, muito provavelmente em razão da pressão do Governo Militar na época e do exílio ao qual Raul e Paulo se submeteram.

Após o retorno ao Brasil, a Sociedade Alternativa foi dissolvida. Um documento de 17 de setembro de 1974 oficializou o ato, porém, foi escrita uma segunda ata de dissolução em 23 de março de 1976, sendo essa encaminhada ao cartório. A averbação ocorreu um mês depois.

Movimento

Embora a Sociedade Alternativa, como entidade civil, nunca tenha funcionado e tenha acabado dissolvida, o movimento continuou. Mesmo assim, pode ter cumprido o que Raul e Paulo Coelho desejavam, que tinham como ideia principal propor uma revolução interna em cada ser humano.

Nos dias de hoje, “Sociedade Alternativa”, é  mais conhecida como uma  grande canção de Raul Seixas e Paulo Coelho. Foi lançada no álbum Gita, de 1974, em plena Ditadura Militar e considerada a responsável pelo exílio da dupla aos Estados Unidos.

Raul Seixas ao vivo no histórico show na Praia do Gonzaga, em Santos, durante o Festival “Música na Praia” em 13 de fevereiro de 1982. Mais de 120 mil pessoas acompanharam a apresentação.

 

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba