Articulações

RADIOGRAFIA DA POLÍTICA: na terra de Pedro Américo, saiba quem são os protagonistas das eleições 2018

A ‘Radiografia’ desse final de semana faz um diagnóstico político da cidade de Areia, terra do ilustre paraibano Pedro Américo. Lugar de clima frio, propício para o turismo e com forte apelo histórico, o município é também berço de uma política notadamente engajada e influenciadora.

O prefeito do município é João Francisco Batista de Albuquerque, do PSDB, que venceu a última eleição municipal com 61,69% dos votos, contra 36,53% de Paulo Gomes Pereira. Em 2016, 11 vereadores também foram eleitos pela população. Desses, 6 fazem parte da base do prefeito, enquanto que os demais são oposicionistas.

Areia também é base eleitoral do deputado estadual Tião Gomes (Avante), que exerceu o mandato de prefeito da cidade (1982-1988) e até hoje mantém uma influência local. Outra liderança é Elsinho Cunha Lima (DEM), ex-prefeito da cidade (1963-1969; 973-1976; 2005-2008; 2009-2011), filiado ao DEM. Esses personagens, direta ou indiretamente, vão protagonizar as disputas políticas na eleição de outubro.

Apoios em 2018

O prefeito João Francisco Batista confirmou ao Polêmica Paraíba que deverá seguir com a chapa oposicionista na disputa pelo governo do Estado. Ele vai votar em Lucélio Cartaxo (PV) e também nas candidaturas de Tovar Correia Lima e Pedro Cunha Lima para deputado estadual e federal, respectivamente, além de Cássio Cunha Lima (PSDB) e Daniella Ribeiro para o Senado (Progressista).

O deputado estadual Tião Gomes (Avante) conta com o apoio de José Tavares Sobrinho, ex-vice prefeito da cidade. O parlamentar, da base governista, declarou voto em Emerson Machado para o cargo de deputado federal e nas candidaturas de Roberto Paulino (MDB) e Luiz Couto (PT) para o Senado, divergindo da chapa situacionista, que tem Veneziano Vital do Rego como candidato ao Senado. Tião deverá confirmar João Azevedo para governador.

Já Elsinho Cunha Lima deverá votar em Cláudio Régis, de Remígio, para uma vaga na ALPB. O voto dele para a Câmara será direcionado a Aguinaldo Ribeiro. Ele também vai apoiar os nomes de Cássio Cunha Lima e Daniella Ribeiro para o Senado. Na cidade, ainda não há certezas sobre quem ele vai apoiar para o Governo do Estado, mas é certo que ele deverá seguir com a oposição. Quem também deverá ser votado na cidade é o ex-prefeito de Remígio, Melchior Batista (REDE), mais conhecido como Chió.

A candidatura de José Maranhão ganhou ainda, recentemente, o reforço do tradicional político Ademar Paulino, mais conhecido como ‘Pai véi’, ex-prefeito da cidade por três vezes e bastante respeitado no município.

Contextualização

Contam os historiadores do brejo, que o município de Areia surgiu à margem de um riacho onde havia bancos de areia. Na época, o local servia como passagem para boiadores que iam em direção ao Sertão. Por causa dessas características, e também por estar próxima à região do Brejo, o povoado ganhou o nome de Brejo de Areia, e posteriormente de Areia. O pequeno povoado foi elevado à categoria de Vila em 30 de agosto de 1818 e, em 18 de maio de 1846, após uma expansão econômica, tornou-se cidade.

Dados 

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontou, no último levantamento realizado, que a cidade possui quase 23 mil habitantes. De acordo com a Justiça Eleitoral, a cidade conta com cerca de 20 mil eleitores. Por causa de sua raiz histórica, atrelada ao clima frio, a cidade tem no turismo uma de suas fontes de receita, e ainda a produção de cachaça e a gastronomia. Areia também é habitada por centenas de estudantes, pois conta com um campus da Universidade Federal da Paraíba em seu território.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba