Metas de Vida

Psicólogo André Assunção fala sobre a importância de saber se autoavaliar e seus efeitos sobre a autoestima

A ausência de um bom planejamento no momento de se traçar os objetivos a serem alcançados durante o  ano pode efetivamente causar com que os desejos do indivíduo sigam no papel assim como no final do ano anterior.

A ausência de um bom planejamento no momento de se traçar os objetivos a serem alcançados durante o  ano pode efetivamente causar com que os desejos do indivíduo sigam no papel assim como no final do ano anterior. Assim o segundo semestre do ano é uma boa oportunidade para que os indivíduos reflitam acerca das metas estabelecidas por si próprios e através de um balanço pessoal consigam organizar de forma detalhada os sonhos que ainda precisam ser analisados até o dia 31 de dezembro.

O psicólogo do Hapvida, André Assunção, falou sobre o efeito que o não cumprimento destas metas pode causar sobre a psiquê dos indivíduos exatamente devido ao estabelecimento de metas inalcançáveis: “O que pode ocasionar o desmoronamento de um planejamento é a ilusão de tê-lo feito ou a baixa auto estima de conseguir seguir as metas traçadas. Algumas vezes o desejo de algo não é compatível com a sua concretização. Para planejarmos algo precisamos nos projetar no futuro e ver se temos condições de viver a mudança desejada”, esclarece.

Outro aspecto que pode contribuir para a não realização dos planos é estabelecer as metas de acordo com a opinião de familiares, amigos. “Um bom planejamento ocorre quando pensamos em nós e também nos outros. A sabotagem acontece quando esse sujeito busca satisfazer interesses que nem sempre são pessoais. Temos autonomia para buscar a mudança e trabalhar a frustração de não conseguir 100% da meta, o que é normal. Precisamos nos adequar as possibilidades”, afirma o psicólogo.

Para reduzir as chances de frustrações e, consequentemente, conquistar o que se deseja, o especialista orienta a encarar o planejamento como uma caminhada que requer esforço e dedicação. Além disso, não deixar de buscar novas possibilidades caso a pessoa veja que o caminho inicial não está funcionando como esperado. Outra alternativa para atingir as metas nos últimos meses de 2018 é estabelecer pequenos objetivos, como acordar mais cedo, fazer atividades físicas, alimentar-se bem e cultivar bons hábitos.

“Para os que buscam traçar metas com êxito, sugiro que primeiro tratem essas metas como desejo, pois tudo é que nosso desejo é mais importante. Trabalhe suas frustrações e medos porque elas podem paralisar você. Busque metas acessíveis e trabalhe com dedicação para conseguir os objetivos traçados. Procure incentivo de amigos, familiares e pessoas que já conseguiram metas semelhantes, isso pode ajudar a encorajá-lo”, ressalta André Assunção.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba