Coronavírus

PREOCUPANTE: isolamento social cai e fica em 43,2% em João Pessoa, mostra levantamento

A cidade está sob decreto municipal que estimula o distanciamento social até pelo menos o próximo dia 31. O número é considerado baixo, já que o índice ideal é de 70%. 

Um levantamento da Secretaria Municipal do Planejamento da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) mostrou que o isolamento na Capital na segunda-feira (18) foi de 43,2%. O índice está está acima da média brasileira, que é de 42,7%, mas abaixo da média do Estado, que chegou a 44,2% na mesma data. A cidade está sob decreto municipal que estimula o distanciamento social até pelo menos o próximo dia 31. O número é considerado baixo, já que o índice ideal é de 70%.

Conforme os dados divulgados nesta terça-feira (19), entre os bairros que se destacaram pela baixa adesão ao isolamento estão Castelo Branco, Ponta do Seixas e Planalto da Boa Esperança. Por outro lado, as regiões de Brisamar, Jardim Cidade Universitária e Rangel (próximo à Mata do Buraquinho) estão entre os melhores resultados.

Ainda segundo a Prefeitura, no fim de semana, os números foram um pouco melhores. João Pessoa registrou isolamento de 47% no sábado (16) e 55,1% no domingo (17). A Capital ficou acima das médias brasileira e paraibana, que ficaram em torno de 46% no sábado e de 52% no domingo.

O prefeito Luciano Cartaxo prorrogou, neste segunda-feira (18), por meio de decreto, o prazo de vigência do isolamento na Capital, estendendo as medidas até o dia 31 do corrente mês. O texto suspende o funcionamento de serviços não essenciais e as aulas em instituições da rede municipal de ensino. Também permanece suspenso o transporte coletivo urbano, a exceção do Transporte Saúde, exclusivo para profissionais da área.

Outras medidas reforçadas são o fechamento da orla marítima e de parques públicos para circulação de pedestres e ciclistas e estacionamento de veículos. Também continua vedado o acesso às praças e outros espaços públicos que gerem aglomerações.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba