Multimídia

PATRIMÔNIO DA PARAÍBA: Pedro Osmar e o experimentalismo da música de guerrilha cultural - VEJA VÍDEO

Pedro Osmar Gomes Coutinho, ou apenas “Pedro Osmar” como é conhecido o músico pessoense, vem de uma  família com nomes que já possuíam uma presença na cena cultural de João Pessoa.

 

Pedro Osmar Gomes Coutinho, ou apenas “Pedro Osmar” como é conhecido o músico pessoense, vem de uma  família com nomes que já possuíam uma presença na cena cultural de João Pessoa. De forma amadora seu tio, João Baliza e o seu pai tocavam na calçada de casa. Ainda durante a infância, Pedro frequentava os saraus que eram realizados no bairro de Jaguaribe em que ele vivia. Somando a estas referências muitas outras que ele recebia através de leituras, Pedro passou ainda na juventude a aventurar-se nos desenhos e na poesia.

Nos anos 1960 e 1970, ingressou no movimento da poesia marginal. Durante a década de 1970 ao lado do irmão, Paulo Ró, decidiram investir no experimentalismo musical e criara a Banda Jaguaribe Carne, que apresentou-se nos festivais de música da Paraíba e que segue apresentando-se até os dias atuais. Pedro concedeu uma entrevista ao portal Polêmica Paraíba em que falou sobre sua vida, o início da sua carreira artística e o Jaguaribe Carne. Assista no vídeo abaixo a entrevista com Pedro Osmar.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba