Coletivo

Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas realizou, na madrugada desta terça-feira, uma ocupação no Edifício Nações Unidas, no Ponto de Cem Réis

O MLB (Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas) realizou em João Pessoa, na madrugada desta terça-feira (05/04), uma ocupação no Edifício Nações Unidas, em frente ao Ponto de Cem Réis.

 

O MLB (Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas) realizou em João Pessoa, na madrugada desta terça-feira (05/04), uma ocupação no Edifício Nações Unidas, em frente ao Ponto de Cem Réis.

Cerca de 40 famílias, que não tinham mais condições de pagar aluguel, decidiram lutar para que este imóvel seja destinado à moradia. O prédio foi desapropriado pela Prefeitura em 2019 para abrigar um shopping popular, mas, até agora, nada foi feito neste sentido.
O déficit habitacional ultrapassa as 20 mil unidades na cidade.

A requalificação de prédios antigos em áreas centrais e históricas, ricas em infraestrutura e acessibilidade, são importantes passos na luta pela Reforma Urbana.

Em assembleia, os moradores da ocupação decidiram fazer uma homenagem ao líder das Ligas Camponesas na Paraíba, João Pedro Teixeira, covardemente assassinado há 60 anos, em 02 de abril 1962.

Para piorar, o governo de Jair Bolsonaro cortou 98% dos recursos federais destinados à política de habitação.

Em João Pessoa, a situação se agrava porque Cícero Lucena, o prefeito amigo das construtoras e amparado pela elite, entrega o planejamento da cidade ao setor privado, terceirizando a administração pública e diminuindo os espaços de participação popular.

A atual gestão enveredou pelo endividamento público com o “Programa João Pessoa Sustentável” e reformula o Plano Diretor de acordo com os interesse do capital, sem diálogo com os movimentos sociais de moradia.

É na luta contra a miséria e por condições dignas de moradia para o povo que o MLB afirma seu papel pela Reforma Urbana e pelo Socialismo.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba