importante legado

'Memorial Mestre Sivuca' abrigará acervo do artista em João Pessoa

Espaço será na Universidade Federal da Paraíba

O Memorial Mestre Sivuca será criado para receber as obras do artista em um espaço da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A viúva do músico, a compositora, Glória Gadelha, afirmou que entregará o material no próximo mês.

O conteúdo está sendo inventariado pelo músico e estudioso da obra de Sivuca, Lucas Carvalho, e da Professora Julianne Teixeira, do Departamento de Ciência da Informação da UFPB, coordenadora do Memorial.

De acordo com a professora, a doação à universidade ainda será formalizada, após passar pelo Conselho Universitário e pelo Conselho Curador da Instituição. Enquanto a obra não fica pronta, o acervo – que inclui, por exemplo, partituras, instrumentos e troféus – será abrigado no Arquivo Central da UFPB e será disponibilizado em plataformas digitais que serão criadas, com o apoio da Superintendência de Tecnologia da Informação da UFPB (STI).

“Vamos começar o memorial de forma virtual, até que fique pronta a parte física. A viúva está doando um acervo valiosíssimo de Sivuca, guardado durante todos esses anos. O memorial é uma oportunidade de difundir o legado desse artista tão importante”, destacou Julianne Teixeira.

Para o músico Lucas Carvalho, a UFPB, onde Sivuca foi homenageado, em 1999, com o título de Doutor Honoris Causa, é o melhor lugar para preservar essa memória do artista paraibano, que faleceu no ano de 2006 vítima de câncer. “A universidade tem um Departamento de Música que é referência no Nordeste e é realmente o espaço ideal para o memorial se instalar”.

Severino Dias de Oliveira, o Sivuca, ganhou uma sanfona de presente dos pais aos 9 anos. Nessa época, começou a se apresentar profissionalmente no interior nordestino, tocando festas de casamento, batizado e até em circos.

Autor dos clássicos Feira de Mangaio, Maria Fulô, e João e Maria, Sivuca lançou mais de 30 discos e se consagrou como um dos grandes do Quarteto Mágico do Acordeon, com Luiz Gonzaga Dominguinhos e Oswaldinho.

Fonte: Portal T5
Créditos: Portal T5