rota cultural

LARANJA, ARTE E CULTURA: Caminhos do Frio chega na cidade de Matinhas; confira programação

Serão realizados shows culturais todas as noites, a partir das 19h, com apresentações de artistas da terra

Nesta semana a Rota Cultural Caminhos do Frio, estacionou em Matinhas, cidade localizada na Região Metropolitana de Campina Grande e distante 130 km de João Pessoa, capital paraibana.

O evento que teve inicio no dia 4 de julho, em Areia, e passado por Pilões na última semana, começou nesta segunda-feira (18), com a cerimônia e apresentação especial da Orquestra Sanfônica “Safarina’, que, assim como o projeto, fará uma homenagem ao músico Pinto do Acordeon.

Durante uma semana serão promovidas Oficinas de Danças, de Cordel, de Drinks e de Teatro. Haverá passeios e trilhas pelos pontos turísticos, a exemplo da Trilha Ecológica da Cachoeira da Pinga e Pedal da Tangerina. Também serão realizados shows culturais todas as noites, a partir das 19h, com apresentações de artistas da terra e, no sábado (23), as atrações principais serão Deusa Nordestina do Forró e Forró Cavalo de Pau.

22 de julho

Nicácia Brasil
Zezo Potiguar
Rodrigo Pablo
Forró Mega Love

23 de julho

Deusa Nordestina do Forró
Forró Cavalo de Pau

Pontos turísticos

Cachoeira do Pinga – Uma das mais bonitas quedas d’água da Paraíba é a Cachoeira do Pinga. Situada no Sítio Jurema, município de Matinhas, distante aproximadamente 3 km da cidade e 24 km de Campina Grande, a cachoeira no período chuvoso (maio a setembro) escorre em pleno leito do rio Mamanguape, formada por uma série de três quedas d’água que variam entre 3 e 10 metros de altura. O solo rochoso do rio e os grandes paredões de pedra que se formam em seu curso dão forma às quedas do Pinga e acrescentam à paisagem um colorido todo especial.

Cachoeira do Altar – Localizada no Sítio Jurema, a Cachoeira do Altar é mais uma queda d’água de aproximadamente 50m, no percurso do Rio Mamanguape, município de Matinhas/PB, e leva este nome devido sua imponência e formação rochosa com características de degraus. O local transmite uma energia mística e é ideal para quem procura estar em conexão com as forças da natureza.

Casas de Farinha

Destinadas ao preparo da farinha de mandioca são um convite à memória cultural da região do brejo. A Casa de Farinha de “Seu Matias” ainda funciona sob agendamento para os agricultores locais e seus herdeiros quando recebem visitas contam histórias memoráveis desde a sua construção até os dias atuais. As demais casas são particulares e de associações.

Eventos

Janeiro: Festa do Padroeiro São Sebastião

Junho: São João em Matinhas

Setembro: Festa da Laranja, Festival Nacional da Tangerina

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba