luta diária

Índios protestam contra municipalização da saúde e interditam BR-101

A concentração começou por volta das 11h30 no Km 24 da rodovia, próximo ao município de Mamanguape, na Grande João Pessoa

Os índios potiguara da Paraíba iniciaram no final da manhã desta quinta-feira (14) mais um protesto contra a municipalização da saúde indígena. A concentração começou por volta das 11h30 no Km 24 da rodovia, próximo ao município de Mamanguape, na Grande João Pessoa.

O ato acontece exatamente duas semanas depois de uma primeira mobilização organizada pelos indígenas no mesmo local. No dia 31 de janeiro, o grupo ocupou o trecho da BR-101 em um dos sentidos, permanecendo com a manifestação desde a parte da manhã até o meio da tarde.

A reivindicação dos índios é, novamente, para que a saúde indígena continue sendo de responsabilidade do Governo Federal, através da Secretaria da Saúde Indígena, e são contra à transferência da pasta para a administração dos municípios brasileiros.

Segundo o grupo, a ideia é que o protesto reúna ao menos 2 mil potiguaras. Eles começaram a chegar na concentração através de ônibus e carros particulares, transportes organizados pelo movimento indígena.

Nessa quarta-feira (13) também houve uma reunião de lideranças indígenas de diversas regiões do país com parlamentares em Brasília, para discussão do tema. Os índios potiguara da Paraíba enviaram cerca de 20 representantes para protocolar um documento contra a municipalização da saúde indígena ao Ministério da Saúde.

Fonte: Portal T5
Créditos: Portal T5