boa alimentação

Frutas vermelhas, cenoura, uva e brócolis: conheça os aliados na prevenção do câncer de mama

A nutricionista credenciada à rede, em João Pessoa, Danielle Oliveira, explica que existem alimentos que podem prevenir o câncer de mama.

Uma alimentação saudável e balanceada é fundamental para saúde e bem-estar de qualquer indivíduo. Mais do que uma questão estética, a boa alimentação garante também a prevenção contra algumas doenças, a exemplo do câncer de mama, lembrado no mês de outubro com campanhas que visam alertar a população para o diagnóstico precoce e tratamento.

A nutricionista credenciada à rede, em João Pessoa, Danielle Oliveira, explica que existem alimentos que podem prevenir o câncer de mama. “Dentre os alimentos, estão as frutas vermelhas, por conter anticancerígenos que retardam o crescimento de células malignas. Cenoura por ser rica em betacaroteno, protege o DNA contra a oxidação; a uva, que tem flavonóides, retardam o crescimento de células malignas; o brócolis tem por função eliminar substâncias que podem originar células cancerígenas no corpo”, afirma.

Danielle explica que, em geral, uma dieta balanceada é composta por frutas, verduras, legumes e grãos, que podem contribuir para a prevenção do câncer. Mas o que ocorre, na maioria das vezes, é a falta de nutrientes essenciais que ajudam nessa prevenção.

Vilões – Contudo, da mesma forma que existem alimentos que auxiliam a prevenção da doença, temos também os que podem aumentar o risco de câncer de mama. A nutricionista lista alguns: gorduras, carne vermelha gordurosa, álcool, alimentos artificiais com conservantes, corantes e aditivos, alimentos diet, farinha branca, refrigerantes, pipoca de microondas, frutas e vegetais não orgânicos.

Dados – De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), a alimentação e a nutrição inadequadas são a segunda causa da doença no mundo. Esses hábitos, que podem ser evitados, são responsáveis por até 20% dos casos de câncer e por aproximadamente 35% das mortes pela doença nos países em desenvolvimento, como o Brasil

Fonte: Múltipla Comunicação
Créditos: Assessoria de Imprensa