cultura

Exposição 'Mulheres Potiguaras' homenageia mulheres indígenas, em João Pessoa

As fotografias apresentadas na exposição são da jornalista e professora de fotografia Agda Aquino e da engenheira civil e professora de gestão ambiental Valdith Lopes.

A exposição fotográfica “Mulheres Potiguaras – Retratos” acontece a partir desta terça-feira (3), no Centro Cultural Casa da Pólvora, em João Pessoa. A entrada é gratuita e a visitação deve acontecer das 8h às 12h e das 14h às 17h. As imagens de mulheres foram registradas por outras mulheres.

As fotografias apresentadas na exposição são da jornalista e professora de fotografia Agda Aquino e da engenheira civil e professora de gestão ambiental Valdith Lopes. Nas imagens aparecem gestantes, parteiras e outros membros da comunidade indígena Aldeia Forte, localizada no município de Baía da Traição, no litoral paraibano.

De acordo com a organização do evento, o município de Baía da Traição está entre as dez cidades brasileiras com maior percentual de população autodeclarada indígena, na sexta posição, somando 57,7% de seus habitantes. O território do município é formado por 90% de áreas de demarcação indígena potiguara, terras que possuem um status diferenciado na legislação brasileira, com alto grau de proteção.

“Fiz essas imagens com a minha colega fotógrafa Valdith Lopes no final do ano passado e a proposta caiu como uma luva. Eram mulheres fotografando outras mulheres para expor no mês da mulher”, disse a fotógrafa Agda Aquino.

A exposição pode ser visitada até o dia 31 de março. A entrada é gratuita, aberta para todos os públicos e apropriada para todas as idades. Depois da exposição na Casa da Pólvora, as imagens devem circular outros espaços de arte do estado, começando pelo município de Baía da Traição.

Exposição ‘Mulheres Potiguaras – Retratos’

  • Fotógrafas: Agda Aquino e Valdith Lopes
  • Local: Centro Cultural Casa da Pólvora
  • Vernissage: terça-feira, 3 de março, às 18h
  • Período da exposição: de 3 a 31 de março de 2020
  • Entrada: gratuita

Fonte: G1
Créditos: G1