Dada a largada

Em convenção, PTB oficializa apoio à pré-candidatura de Alckmin ao Planalto

Partido se reuniu neste sábado (28), em Brasília, para confirmar aliança com o PSDB. Geraldo Alckmin prestigiou o evento do PTB ao lado da esposa, Lu Alckmin...


Partido se reuniu neste sábado (28), em Brasília, para confirmar aliança com o PSDB. Geraldo Alckmin prestigiou o evento do PTB ao lado da esposa, Lu Alckmin.

PTB oficializa apoio à candidatura de Alckmin à Presidência

O PTB oficializou neste sábado (28) o apoio do partido à pré-candidatura de Geraldo Alckmin (PSDB) à Presidência da República. A sinalização de apoio já havia sido anunciada pela Executiva Nacional do PTB, mas precisava ser submetida à convenção nacional da sigla, realizada neste sábado em um hotel de Brasília.

Veja quem são os candidatos à Presidência
Além do apoio formal do PTB, a pré-candidatura de Alckmin conta com a sinalização de apoio dos partidos que integram o chamado “Centrão” (PP, DEM, PR, PRB e SD), além de PSD, PPS e PV.

Assediado por outros candidatos à Presidência, o “Centrão” anunciou na última quinta-feira (26) que estará ao lado de Alckmin na corrida pelo Palácio do Planalto.

Alckmin chegou à convenção por volta das 9h30, acompanhado pela esposa, Lu Alckmin. Ele foi recepcionado por militantes do PTB, pelo presidente da legenda, Roberto Jefferson, pela deputada Cristiane Brasil (PTB-RJ), filha de Jefferson, e por outros políticos petebistas.

Ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin é médico e começou a carreira pública em Pindamonhangaba (SP), onde se elegeu vereador em 1973. Um dos fundadores do PSDB, Alckmin já foi deputado estadual e federal. Ele governou o estado de São Paulo por quatro mandatos.

Esta será a segunda vez que Alckmin disputará a eleição presidencials. Em 2006, o tucano perdeu a corrida pelo Planalto para o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva no segundo turno.

‘Moisés no deserto’
Condenado e preso por envolvimento no mensalão do PT, Roberto Jefferson criticou, em seu discurso na convenção do PTB, os governos de Lula e Dilma Rousseff. Segundo ele, os dois petistas “demoliram” os fundamentos que estabilizaram a economia.

O presidente do PTB também afirmou que é preciso apoiar um candidato que defenda, entre outros pontos, a redução de impostos e o combate aos privilégios.

“Precisamos apoiar alguém que defenda menos impostos, menos gastos públicos, gestão eficiente, combata privilégios, respeite municípios e, sobretudo, foque na geração de emprego e renda e melhore a educação”, declarou o petebista.
Jefferson disse ainda que Alckmin não é “um ídolo de pés de barro”, “showman” ou “principiante”. Para ele, Alckmin, se eleito, terá condições de guiar o país “como Moisés no deserto”.

“É Geraldo Alckmin este homem preparado, trabalhador, vocacionado para vida política e para servir a sociedade, e não para se servir da sociedade, qu…
Convenção Nacional do PTB acontece neste momento, no auditório do Hotel Nacional, em Brasília. O Presidente do PTB da Paraíba e pré-candidato a Deputado Federal Wilson Santiago defendeu junto a Executiva Nacional, a liberação do PTB nos Estados, para que cada Diretório Estadual decida de acordo com a realidade local. Wilson Santiago registrou o seu posicionamento perante todos os convencionais e seu posicionamento foi acompanhado pela maioria dos representantes dos Direitórios Estaduais e lideranças políticas do PTB nos 27 estados do Brasil.

Fonte: G1
Créditos: G1