campanha de vacinação

Começa nesta segunda-feira vacinação contra gripe

A coordenadora regional de imunização, Socorro Guedes, alerta para a importância da vacina contra gripe, e convida a população a comparecer aos postos de vacinação.

A partir desta segunda-feira (23),  terá início a 20ª Campanha Nacional de Vacinação Contra Infuenza. Toda a rede hospitalar e unidades básicas de saúde da Paraíba farão o trabalho de imunização, atendendo inicialmente os trabalhadores da saúde e gestantes. Na regional Patos, que compreende 24 municípios, a meta é imunizar 63.547 pessoas.

Da próxima segunda-feira 23 ao dia 7 de maio a vacina será destinada aos trabalhadores de saúde (5.473) e às gestantes (2.299). Desse total de mulheres em período de gestação, 1.037 são de Patos. O grupo de idosos representa maior quantitativo de pessoas a ser imunizadas na regional Patos, 27.776, seguido do de crianças de 6 meses a 5 anos, que correspondente a 15.610.

A Campanha Nacional, que vai até 1º de junho, visa imunizar 54 milhões de brasileiros contra três tipos de vírus: H1N1, o H3N2 e o Influenza B. O principal objetivo, porém, é evitar mortes e consequências decorrentes da doença. Foram registrados 62 óbitos por gripe no Brasil nos quatro primeiros meses deste ano, quatro a menos em relação ao mesmo período do ano passado. O Governo tenta também melhorar os índices de vacinação. Em 2017, segundo o Ministério da Saúde, o percentual foi de 87,7% no País.

Na região de Patos a cobertura de vacinação atingida ano passado foi de apenas 82,84%, bem abaixo da mínima preconizada pelo Ministério da Saúde, que é de 90%. Somente. As piores coberturas em 2017 ficaram por conta de Santa Luzia, com 73,85%; Patos 77,05% e Malta com 78,61%. O município da 6ª regional de saúde com melhor cobertura vacinal no ano passado foi Matureia, que atingiu 99,71%.

Fazem parte do público-alvo da campanha nacional, além dos trabalhadores de saúde, os idosos, professores das redes pública e privada, crianças de 6 meses até 5 anos, gestantes, mulheres no pós-parto, indígenas, população privada de liberdade, adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa, e as pessoas com doenças crônicas, lembrando que essas devem apresentar o laudo médico para ter direito à vacina.

A coordenadora regional de imunização, Socorro Guedes, alerta para a importância da vacina contra gripe, e convida a população a comparecer aos postos de vacinação. “Há casos confirmados da doença, que leva a óbito, em estados vizinhos e torna-se crucial esse trabalho de prevenção, que as pessoas procurem os postos de saúde para tomar a vacina, que protege contra três tipos de vírus”, explicou Socorro.

Fonte: –
Créditos: –