Combate ao coronavírus

Cidades estão antecipando grupos etários de vacinação contra covid-19 devido à baixa procura, afirma secretário

Cidades da Região Metropolitana de João Pessoa estão antecipando os grupos etários de vacinação contra covid-19. O motivo, no entanto, não é positivo. Segundo a secretaria estadual de Saúde, municípios estão convocando idosos fora do grupo etário previsto no cronograma devido à baixa procura de quem deveria se vacinar.

A informação é do secretário executivo de saúde da Paraíba, Daniel Beltrammi. Em contato com o Polêmica Paraíba, Daniel disse que para esta semana (8 a 12 de março), seguindo o cronograma de vacinação, o público alvo para receber o imunizante contra a covid-19 são idosos de 80+ anos, completando esse grupo etário, e também idosos entre 79 e 75+ anos, com o objetivo de alcançar 50% desse grupo.

Cidades como João Pessoa e Cabedelo, por exemplo, anunciaram uma antecipação dos grupos etários, ainda para esta semana e fim de semana. A Capital vacina no sábado (13) e domingo (14) idosos de 73 anos ou mais. Em Cabedelo também não é diferente. A cidade portuária iniciou nesta quinta-feira (11) a vacinação em idosos a partir de 73 anos.

Questionado acerca do motivo pelo qual essas e outras cidades estão conseguindo antecipar seus grupos etários, Daniel disse que o motivo é preocupante: a baixa procura por parte do público alvo. Uma preocupação que não é apenas local.

“Estão chamando de forma antecipada ante ao baixo número relativo de apresentações nos pontos de vacinação”, explicou o secretário.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba