Treinamento

Central de transplante receberá apoio logístico de aeronave do Grupo Tático Aéreo da Paraíba

Na data de hoje, a Central de Transplante do Estado da Paraíba (CET-PB) foi treinada pela equipe do Grupo Tático Aéreo; a

Na data de hoje, a Central de Transplante do Estado da Paraíba (CET-PB) foi treinada pela equipe do Grupo Tático Aéreo; a partir de agora, com o aperfeiçoamento da equipe de saúde vinculada ao CET-PB, os pacientes poderão receber órgãos de doadores procedentes de locais mais distantes, com a rapidez de transporte através da aeronave do Governo da Paraíba.

Dentre os vários órgãos que são transplantados no Estado da Paraíba, destaca-se o transplante de coração; cirurgia complexa que já pode ser realizada no Hospital Metropolitano, conforme autorização recente do Ministério da Saúde. Isso porque, o coração, após a retirada do potencial doador, possuirá um período curto de tempo para que seja inserido no paciente-receptor. O período máximo entre a retirada do coração do doador falecido e a inserção no paciente-receptor não deve ultrapassar 2 a 3 horas, que é o chamado “tempo de isquemia fria”. Portanto, é uma situação emergencial, objetivando-se salvar vidas. O uso de aeronave será fundamental para que novas vidas sejam salvas, através de ato tão nobre, que é o de doação de órgãos.

A CET-PB agradece a equipe do GTA do Estado da Paraíba e, antecipadamente, informa a população que os transplantes de órgãos na Paraíba é uma realidade do Estado; todos os procedimentos realizados pelo SUS, sendo realizados os seguintes transplantes: coração, fígado, rins, córnea, medula óssea.

O Hospital Metropolitano foi habilitado recentemente para transplante de coração adulto e pediátrico; sendo, um dos únicos do Nordeste a realizar esse tipo de cirurgia de alta complexidade.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba