atendimentos

Caravana da Rede Cuidar inicia atividades com atendimentos pediátricos e ginecológicos em Itabaiana

A Caravana da Rede Cuidar iniciou, nessa segunda-feira (18), as atividades de 2022 no município de Itabaiana, com a oferta de atendimentos nas especialidades de cardiologia pediátrica, odontopediatria, nutrição, ortopedia pediátrica e serviço de implantação de Dispositivo Intra-Uterino (DIU). Também foram realizadas capacitações em Odontopediatria e Serviços de enfermagem especializados para atendimento pediátrico de urgência.

A Caravana da Rede Cuidar iniciou, nessa segunda-feira (18), as atividades de 2022 no município de Itabaiana, com a oferta de atendimentos nas especialidades de cardiologia pediátrica, odontopediatria, nutrição, ortopedia pediátrica e serviço de implantação de Dispositivo Intra-Uterino (DIU). Também foram realizadas capacitações em Odontopediatria e Serviços de enfermagem especializados para atendimento pediátrico de urgência.

De acordo com o secretário executivo de Saúde da Paraíba, Jhony Bezerra, “a Caravana  da Rede Cuidar realiza uma ação de rastreio, diagnóstico e acompanhamento das crianças com cardiopatias congênitas e abrange também um importante eixo para saúde infantil com ortopedia pediátrica para tratamento de pé torto congênito, luxação de quadril e escoliose. É uma grande ação de saúde que beneficia não só os moradores de Itabaiana, mas de todos os municípios da região”.

A aposentada Josilene Fabrício, avó da pequena Taevelyn que está participando da Caravana pelo segundo ano para acompanhamento do pé torto congênito, considera a ação de grande importância “Com o atendimento que recebemos aqui, a gente  descobriu o problema da minha neta e pudemos acompanhar a melhora dela. Isso nos tranquiliza em relação ao desenvolvimento dela porque temos contato com orientações que são valiosas para que ela tenha saúde”, garantiu.

A Caravana deste ano conta com o apoio de 60 voluntários que dão apoio desde a logística até aos atendimentos. Um deles é o estudante de Odontologia, Anderson Januário, que participa pelo segundo ano. Ele destaca que a caravana aproxima os profissionais da realidade da população e proporciona uma experiência gratificante para os voluntários. “A gente vem sem saber o que vai encontrar pela frente, mas é enriquecedor como pessoa e como profissional. Para mim, poder estar junto da população, que muitas vezes tem pouco acesso ao atendimento na rotina, é muito gratificante e por isso estou aqui de novo, para reviver o sentimento de felicidade que tive na primeira oportunidade”, finalizou.

Em Itabaiana, assim como em todos os municípios que receberão a Caravana nos próximos 14 dias, foram disponibilizadas 20 vagas para implantação de DIU. A ação aconteceu no Hospital Regional de Itabaiana, onde a enfermeira Lavínia Silva de Medeiros, moradora do município de São José dos Ramos, pode realizar o procedimento. “Eu tinha esse desejo há mais de um ano, mas como não havia oferta do serviço, meu nome ficou na lista de espera. Graças a essa ação, eu fui contemplada. Espero que com essa capacitação que está acontecendo na cidade, mais mulheres possam ter a mesma oportunidade que eu”, citou, lembrando que os profissionais do município também estavam sendo qualificados para realizar o procedimento posteriormente.

A coordenadora da Caravana da Rede Cuidar, Juliana Soares, falou sobre a qualificação do serviço na atenção básica, que também foi oferecida durante as atividades. “Estamos fazendo três tipos de capacitação. A primeira é com foco em urgência e emergência pediátrica para profissionais de enfermagem que trabalham nos serviços de urgência do município e que precisam saber identificar e conduzir o atendimento a crianças graves, possibilitando suporte adequado até que seja possível transferi-las para um atendimento de maior complexidade. A segunda é voltada para os odontólogos com objetivo de qualificar esses profissionais para atuação na assistência às crianças especiais que precisam de um olhar diferenciado. A terceira envolve a capacitação para implantação do DIU, que já está contemplando pacientes da região e vai possibilitar a realização do serviço no Hospital Regional de Itabaiana no futuro”.

Juliana Soares lembra que este ano a caravana também traz uma importante ferramenta de identificação e diagnóstico de câncer de boca. “Estamos contando com o uso do aplicativo desenvolvido pela Universidade Federal da Paraíba para triagem de lesões neoplásicas na boca, identificando a lesão e orientando o passo a passo para que a população possa buscar o atendimento mais próximo. Essa ferramenta também é um ganho para a saúde da região e em todo estado”.

A Caravana da Rede Cuidar já realizou um total de 9.977 procedimentos entre os anos de 2019 e 2021, quando foram realizadas duas ações. Nesta terça-feira (19), o programa segue para o município de Mamanguape e, na quarta-feira (20), serão contemplados os moradores de Guarabira e região.

Fonte: Assessoria
Créditos: Polêmica Paraíba