VISIBILIDADE

ATIVIDADES: Dia do Orgulho LGBTQ+ é celebrado com ações de conscientização e saúde em JP

As atividades de conscientização e saúde serão realizadas em frente ao Centro de Cidadania LGBT, das 8h às 13h.

Celebrado nesta sexta-feira (28), o Dia Internacional do Orgulho LGBT+ terá ações oferecidas ao público pela Coordenadoria de Promoção a Cidadania LGBT e Igualdade Racial, ao redor do Parque da Lagoa, no Centro de João Pessoa.

As atividades de conscientização e saúde serão realizadas em frente ao Centro de Cidadania LGBT, das 8h às 13h.

De acordo com o coordenador de Promoção a Cidadania LGBT, Roberto Maia, a feira será uma vitrine para mostrar as ações e os serviços ofertados pela Coordenadoria. “A feira dará ao público presente a oportunidade de participarem dos diversos serviços oferecidos, além de também estar aberta para novos usuários conhecerem e utilizarem nossa estrutura”, explicou.

Roberto Maia ainda destaca a importância de ações como esta. “Percebemos que grande parte da população LGBT+ ainda sofre exclusão social e que podemos, nesse momento, inserir essa população nas políticas públicas ofertadas pela prefeitura e demais parceiros, fazendo com que esse público tenha acesso a serviços e cuide da sua saúde física e mental, além de levar qualidade de vida a essas pessoas”, ressaltou.

Serviços – O evento irá disponibilizar uma série de serviços de saúde, ação social e cidadania e irá contar com a parceria de várias secretarias municipais, a exemplo da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que disponibilizará aferição de pressão, vacinação de hepatite B, tétano e gripe. Também irá realizar testes rápidos para detecção de HIV, sífilis e hepatites virais, atendimentos de fitoterapia e auriculoterapia, além de avaliação, diagnóstico e reabilitação vocal, atendimento de fonoaudiologia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e gabinete odontológico.

A Secretária de Educação e Cultura (Sedec) irá disponibilizar uma equipe para encaminhamento aos cursos de inglês, francês, espanhol e libras do Centro de Línguas Estrangeiras do Município (Celest). Além disso, haverá ações da Secretaria do Desenvolvimento Social (Sedes) com cadastramento para o programa Bolsa Família, Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), Serviço Especializado em Abordagem Social (Ruartes), Secretaria de Habitação (Semhab) e Sine Municipal.

Acesso à educação e mercado de trabalho – Os participantes que forem à feira ainda poderão se cadastrar em empresas privadas parceiras por meio do programa Transcidadania, onde estarão fazendo uma pré-seleção e recebendo currículos. A coordenação da Educação de Jovens e Adultos (EJA) também estará fazendo cadastramento das pessoas que ainda não concluíram o Ensino Fundamental para voltaram à sala de aula.

Transcidadania – O programa foi implantado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) há 4 anos e atualmente possui 320 pessoas cadastradas. Por meio do programa 35 travestis e transexuais foram inseridas ao mercado de trabalho formal tendo a carteira assinada.

Centro da Cidadania LGBT- O local também foi inaugurado pela atual gestão em 2016 e atualmente possui cerca de 1050 cadastradas. Somente na área de Psicoterapia, realiza em média de 360 atendimentos ao mês. Já no Serviço Jurídico já realizou 35 retificações de pré-nome e gênero para a população de travestis e transexuais.

O Centro da Cidadania LGBT está localizado no Parque da Lagoa, nº 196 e funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 14h, oferecendo assistência jurídica, psicológica e social, práticas integrativas de saúde e cursos profissionalizantes com encaminhamento ao emprego em empresas parceiras. Os números de contato são 3218-9246 e 3222-8853.

A Data – O Dia do Orgulho LGBT é celebrado em 28 de junho em homenagem a um dos episódios mais marcantes na luta da comunidade gay pelos seus direitos, a Rebelião de StonewallInn, que aconteceu em 1969. Esta data marcou a revolta da comunidade LBGT contra uma série de invasões da polícia de Nova York aos bares que eram frequentados por este público, onde foram presos e sofreram represálias por parte das autoridades.

Fonte: Secom
Créditos: Secom