medidas necessárias

Azevêdo prorroga medidas de isolamento e entregará Hospital Solidário

O governador João Azevêdo (Cidadania) prorrogou as medidas restritivas que objetivam conter a disseminação do novo coronavírus na Paraíba. Além de manter a proibição do funcionamento de serviços não-essenciais, o decreto 40.180, já publicado no Diário Oficial do Estado, também suspende as aulas presenciais nas escolas, universidades e faculdades da rede pública e privada da Paraíba até o dia três de maio próximo. Com a manutenção das medidas necessárias para o cumprimento do isolamento social permanecem fechados ginásios, centros esportivos públicos e privados, academias, shoppings, igrejas, centros e galerias comerciais, bares, casas de festas, restaurantes e boates.

A regra se estende igualmente aos cinemas, teatros, circos e parques de diversões nas cidades e suas respectivas regiões metropolitanas que tenham casos confirmados de covid-19. O novo decreto permite, com restrições, o funcionamento de óticas e estabelecimentos que comercializem produtos médico-hospitalares. Eles deverão funcionar, exclusivamente, por meio de entrega em domicílio ou como ponto de retirada de mercadorias, dede que seja realizado o agendamento de atendimento, vedando a aglomeração de pessoas. O decreto também disciplina o trabalho presencial nas repartições públicas estaduais, ficando impedida a presença de servidores que tenham histórico de doenças respiratórias ou crônicas ou cujos familiares, que habitam na mesma residência, tenham doenças crônicas.

Por outro lado, o governo informou que o Hospital Solidário, montado no estacionamento do Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires em Santa Rita será entregue na próxima segunda-feira, 20, pelo chefe do executivo, estando disponível para receber pacientes. A montagem do hospital foi iniciada no dia primeiro de abril e concluída ontem, dia 17. A unidade é a primeira do Nordeste a ficar pronta,erguida do zero. O Hospital oferecerá 130 leitos, podendo chegar a 200 caso haja necessidade e contará com 780 funcionários que passarão por treinamentos e simulações. O novo hospital atenderá os casos diagnosticados para o novo coronavírus, vindos de todos os 223 municípios do Estado.

Fonte: Os Guedes
Créditos: Os Guedes