evento miraculoso

O SENTIDO DA NOITE DE NATAL - Por Rui Leitão

A Noite de Natal representa a comemoração do evento mais miraculoso já acontecido na terra. A data talvez não tenha sido exatamente a que festejamos tradicionalmente, mas o sentido da celebração é verdadeiro. O nascimento de Cristo expressa a mais importante manifestação do amor de Deus para conosco, quando nos deu o seu Filho unigênito com a missão de nos salvar. Portanto, Natal é, acima de tudo, a proclamação festiva do amor.

É um momento em que as festas, os presentes, os encontros familiares, representam o sentimento de amor que deve prevalecer entre os homens. O espírito de fraternidade imperando no ambiente em que vivemos. Não devemos, no entanto, fazer do Natal simplesmente um festa pagã. Precisamos aproveitar a sua comemoração para refletirmos sobre nosso comportamento do dia a dia. Será que estamos nos confraternizando de igual modo durante nosso cotidiano?

O cenário da festa natalina nem sempre é o mesmo em todos os lares. Em muitos deles faltam a ceia, a roupa nova, os presentes, o clima de festa, embora nos corações dessas pessoas não esteja ausente a intenção de também celebrar o nascimento de Jesus. Por isso, é necessário que nesse instante pensemos nos nossos irmãos que não têm as mesmas condições de participar dessa festa cristã. E nos comprometamos em, de alguma forma, transformar tristezas em alegrias, desesperanças em sonhos, resignações em entusiasmo para alcance de objetivos, esmorecimento em coragem. Sejamos solidários sempre que pudermos. Ofereçamos nosso sorriso aos desalentados para que assim possam ganhar novo ânimo, nosso abraço de apoio aos desamparados
promovendo o sentimento de que não estão solitários nos infortúnios da vida.

Quero, mais do que festejar a data, agradecer a Deus pela oportunidade de estar com a minha família e os meus amigos, vivenciando a oportunidade de poder dedicar todas as honras e louvores a quem nos concedeu a salvação, com paz e saúde. Mas, sem esquecer, de orar com fervor pelos que, em razão das circunstâncias, não podem fazer igual celebração festiva.

FELIZ NATAL

Rui Leitão

Fonte: Rui Leitão
Créditos: Rui Leitão