opinião política

GALDINIANAS DA QUARTA: Oficialmente começou a campanha eleitoral de 2022 – Por Rui Galdino

Meus amigos, minhas amigas, meus caros leitores. Na QUARTA-FEIRA de hoje, vamos trazer as seguintes GALDINIANAS:

O QUE É UM VOTO CONSCIENTE?

Meus amigos, minhas amigas, meus caros leitores. Na QUARTA-FEIRA de hoje, vamos trazer as seguintes GALDINIANAS:

CAMPANHA: Ontem (16/08), começou prá valer a campanha eleitoral desse ano na Paraíba e em todo o Brasil. Esse ano vamos ter eleição para presidente da república, governadores, senador, deputados federais e estaduais. A festa vai ser boa, alías muito boa! Como sempre vamos ver de tudo, mentiras, promessas, demagogias, candidaturas folclóricas, pesquisas manipuladas, guias eleitorais bastante engraçados, cabos eleitorais em época de fartura, gente comprando e vendendo o voto, e por aí vai, etc…

VIOLÊNCIA: O galdinista vem dizendo, que apesar dos avanços e tropeços que o país vive, a campanha e o resultado eleitoral de 2022, vai ser mais sui generis do que em 2018, ou seja, bem diferente. Vamos ter muitas novidades e surpresas e como vamos ter! É preciso ter muito cuidado também com os radicalismos e extremos, pois, a violência pode campear durante o pleito eleitoral. Calma gente, não adianta brigar e se matar por causa dos nossos políticos, vocês acham que vale a pena?

ARMA ELEITORAL: O eleitorado precisa acordar, sair da letargia que vive, saber e entender que possui uma arma silenciosa e extremamente poderosa em suas mãos, denominada TÍTULO DE ELEITOR, isso mesmo! Essa é uma arma que todo político picareta tem medo, porém, ao mesmo tempo, por serem “malaquias”, já encontraram várias formas de anularem esse poder de fogo dos eleitores, através de “retenção de títulos”, desinteresse por campanhas publicitárias visando o alistamento eleitoral em massa, compra de votos, etc…

HOMENS E MULHERES DE BEM: Mas nem tudo são espinhos, problemas e dificuldades. Também existem os bons políticos, homens e mulheres de bem, honestos, trabalhadores, bem intencionados, que realmente, pensam nos verdadeiros interesses do povo paraibano e brasileiro. Infelizmente, são poucos, uma minoria, que apesar de barulhenta, não conseguem vencer os grandes obstáculos que tem travado e atraso o desenvolvimento e progresso da nação brasileira. Mas estamos caminhando, mesmo que lentamente, a Paraíba e o Brasil estão indo…, pena, que muito lento!

O VOTO: Se o povo soubesse a importância e força que tem o seu voto e como foi difícil conquistar o direito de votar, a situação brasileira era bem melhor. Pena, que as novas gerações, além de estudar pouco ou quase nada a verdadeira HISTÓRIA DO BRASIL, sequer tem se interessado em pelo menos saber, que conquistamos a nossa ainda fraca democracia, com muito sangue, suor e lágrimas! Mas, estamos avançando, mesmo que lentamente, creio que também estamos acordando de verdade, por isso, acredito que esse ano deveremos ter grandes renovações e mudanças no Legislativo e no Executivo brasileiro.

APELO GALDINIANO: O galdinista suplica e apela, para que nessas eleições possamos votar com mais consciência e independência. Cuidado, não troque o seu voto por nada, não venda o seu voto por preço algum, não pense só no agora, no hoje, pense no amanhã, no futuro de seus filhos e netos, no futuro do seu país. Para todo efeito existe uma causa e se a causa for boa, os efeitos também serão bons. Se temos políticos e representantes ruins, corruptos e ladrões, é por que votamos neles, e eles só estão lá, por que o elegemos. Então, não adianta chorar o leite derramado, não adianta reclamar, temos que agir diferente e só tem uma forma: VOTANDO DIFERENTE e expulsando de campo esses “jogadores” que não servem mais ao povo brasileiro, apenas a eles mesmos. Entenderam minha gente?

FIM DA REELEIÇÃO I: O galdinista tem defendido com unhas e dentes o fim de toda e qualquer tipo de reeleição em nosso país. Alguns me criticam e me chamam de radical, tudo bem, entendo e respeito as opiniões em contrário. Mas, como ainda temos uma imensa desigualdade social em nosso Brasil, com muita fome, desemprego, baixa qualidade educacional e miséria, infelizmente, o VOTO, principalmente, nos rincões mais pobres da nação, continua sendo comprado, com isso, a maioria dos atuais políticos continuam se elegendo e ditando as regras do jogo da nação. E o povo? Continua sendo apenas um detalhe, que só tem valor em época de eleição e até a hora de votar, ou seja, depois do ato de votar, não vale mais nada e até a próxima eleição! É assim ou não caro leitor?

FIM DA REELEIÇÃO II: Então, enquanto for permitida a reeleição no sistema atual em que vivemos no Brasil, os políticos ricos e picaretas continuarão se reelegendo até quando bem entenderem. Isso é fato! Tem dinheiro, compram os votos e ponto final. Geralmente, a renovação a cada eleição no Brasil, é em média de 30% e isso é muito pouco e não resolve absolutamente NADA minha gente! O galdinista só acredita que o Brasil vai começar a mudar de verdade, quando tivermos uma renovação de 100% nos Poderes Legislativos e Executivo a cada eleição. E isso só será possível, através de LEI, declarando o FIM DA REELEIÇÃO em todos os níveis e obrigando o advento de novos personagens na política brasileira.

UNIFICAÇÃO DAS ELEIÇÕES: Além do fim da reeleição em todos os níveis, é preciso também através de LEI, unificar as eleições em todo o país, com mandatos de 5 anos para todos os eleitos. Hoje, temos eleições no Brasil a cada 2 anos, isso é um absurdo e implica em despesas desnecessárias para o erário público. E o de lascar, é que mesmo assim, votando a cada 2 anos, a maioria do eleitorado brasileiro ainda não aprendeu a votar. Já pensou minha gente? A coisa é séria e muito grave! Ou mudaremos em paz e através da LEI, ou não sei aonde o nosso Brasil varonil vai chegar e o que deverá acontecer nos próximos anos, alías, o que poderá acontecer ainda esse ano!!!

FIM DOS VICES: Outra aberração e incongruência que devemos acabar urgentemente, também por LEI, é com as figuras impolutas dos VICES. O galdinista entende, que os vice-prefeitos, vice-governadores, vice-presidentes, deveriam ser os 2º, 3º, 4º, etc, colocados mais votados para prefeito, governador e presidente. Independentes de serem aliados políticos ou não! Entenderam? Iria prevalecer a quantidade de votos e o respeito à vontade do eleitor. O VICE não precisa ser da confiança do governante e sim, da confiança do povo! É por isso, que no sistema atual, existem as panelinhas e os conchavos.

FIM DOS SUPLENTES: Outra vergonha nacional, é a figura carimbada dos tais suplentes de senador. Que geralmente não tem votos, mas tem muito dinheiro e/ou prestígio político com alguém, ou pode ser também um familiar mais próximo e até mesmo um amigo ítimo, da confiança, etc. Mas, infelizmente, não é votado pelo povo e geralmente o eleitor não sabe nem quem são. Então, partindo do mesmo princípio e através de LEI, temos que acabar urgentemente com a figura horrível dos SUPLENTES e que eles sejam os 2º, 3º, 4º, etc, colocados mais votados para senador, independentes de serem aliados políticos ou não. Entenderam minha gente? O caminho é por aí, caso contrário, NADA mudará de verdade em nosso querido, amado e sofrido Brasil!

PODER JUDICIÁRIO: Além dos Poderes Legislativo e Executivo, o nosso Poder Judiciário, que é um dos melhores do mundo, formado por funcionários, servidores, prestadores de serviço e julgadores de alta qualidade, também precisa de modificações e reformas urgentes. Esse é um assunto para as próximas GALDINIANAS…

O GALDINISTA NO RÁDIO: O galdinista comunica aos caros leitores, que voltou para o RÁDIO na última segunda-feira, 15 de agosto, no programa 360 GRAUS, Rádio Líder FM 100.5, de segunda a sexta, das 12 às 14 horas, ao lado dos colegas Marcelo José, Marconi Ferreira, Ivaldo Lima e J. Filho, o time é bom e o programa é quente e polêmico. Notícias, entrevistas, comentários, debates, etc…Vale a pena conferir. Sempre à disposição! ATÉ DOMINGO, COM A DOMINGUEIRA GALDINIANA. Viva um novo Brasil. Haja coração!

Fonte: Rui Galdino
Créditos: Polêmica Paraíba