américa central

Terremoto atinge a Costa Rica e é sentido também no Panamá

Tremor foi de magnitude 6,0 e aconteceu perto da fronteira com o Panamá, segundo Serviço Geológico dos EUA

Um terremoto de magnitude 6,0 atingiu o sul da Costa Rica na sexta-feira (17), perto da fronteira com o Panamá, informou o Serviço Geológico dos EUA. A princípio, o serviço indicou que o tremor teria chegado ao nível 6,2 na escala, mas depois atualizou a informação.

O epicentro do terremoto foi de 2 km a oeste do Porto de Golfito, um popular destino de surfistas no país.
Um terremoto de magnitude 6,0 é considerado forte e capaz de causar danos graves. Um segundo tremor de magnitude 4,9 foi sentido meia hora depois na mesma região.

De acordo com a Rede Sismológica Nacional da Costa Rica, a profundidade do tremor foi de 21 quilômetros. Segundo a agência de notícias EFE, o sismo foi sentido com força na capital do país, San José, mas em um primeiro momento não havia informes sobre danos ou vítimas.

Fronteira com o Panamá

Ainda de acordo com a EFE, o terremoto também foi sentido em território panamenho, nas províncias fronteiriças de Chiriquí e Bocas del Toro. Os pilares do estádio de beisebol Kenny Serracín chegaram a se mover durante vários segundos. No local acontecia uma partida do campeonato mundial de beisebol sub-15.

Segundo a Reuters, a cidade mais próxima do epicentro do terremoto é David, no Panamá.

Pelo Twitter, porém, José Donderis, diretor do Sistema Nacional de Proteção Civil (Sinaproc) do Panamá, informou que há registros preliminares de quedas de objetos e interrupção parcial de energia, mas “não há afetações ou danos maiores”. Ele diz ainda que as autoridades do Panamá estão em contato com as da Costa Rica.

Fonte: G1
Créditos: G1