IRRESISTÍVEL

HABILIDADES MENTAIS: Poker a caminho de se tornar um esporte olímpico

As Olimpíadas são eventos esportivos que refletem a realidade do mundo na época na qual acontecem. Elas são tão importantes quanto a Copa do Mundo, já que paralisam a vida das pessoas em todo o mundo para assistirem atletas das mais diferentes modalidades competirem por uma medalha olímpica. Mesmo quem não gosta de esportes, não consegue se manter longe das Olímpiadas, já que elas trazem uma mágica única super atraente e impossível de resistir.

As Olimpíadas são eventos esportivos que refletem a realidade do mundo na época na qual acontecem. Elas são tão importantes quanto a Copa do Mundo, já que paralisam a vida das pessoas em todo o mundo para assistirem atletas das mais diferentes modalidades competirem por uma medalha olímpica. Mesmo quem não gosta de esportes, não consegue se manter longe das Olímpiadas, já que elas trazem uma mágica única super atraente e impossível de resistir.

Dessa maneira, as pessoas tem uma conexão diferente com este evento esportivo e fazem deles um momento de inspiração e de motivação para as suas vidas, defendendo várias causas culturais que podem ir desde questões ambientais até de direitos humanos, ou seja, assuntos recorrentes e de importância global do momento.

As Olimpíadas Tóquio 2020, agora postergadas para 2021, trazem em sua programação a introdução de cinco novos esportes olímpicos – baseball, karatê, skateboarding, surfe e escalada. Dentro deles, os mais controversos são o skateboarding e o surfe, porque mbos começaram como forma de entretenimento de adolescentes que queriam escapar das responsabilidades escolares nas cidades de praia e nos grandes centros urbanos. De lá para cá, ambos se tornaram indústrias milionárias e esportes reconhecidos, até se tornarem olímpicos com regulamentações e legislações respeitadas em todo o mundo trazendo padronização para a sua prática.

Dentro da importância do evento olímpico descrito acima, esses novos esportes mostram uma mudança na cultura global. Os esportes são atividades inclusivas e que não seguem apenas um padrão, trazem oportunidade que mais e mais pessoas se tornem atletas e promovem mais saúde para a vida das pessoas. Sob esta ótica, os jogos onlines também querem o seu lugar ao sol, e dentro desse universo, o poker.

O poker tem se tornado cada vez mais popular em todo o mundo graças à internet, hoje é o jogo de cartas mais jogado em todo o mundo e sendo agora possível jogar poker online. E está tentando se tornar um esporte olímpico através da cultura do poker. O poker já se mostrou popular, mas agora tem uma batalha para se mostrar inserido na sociedade assim como o skateboarding e o surfe fizeram. O poker tem a tarefa de quebrar tabus e se mostrar uma atividade positiva de promoção de saúde física e mental com atletas qualificados para competir.

Um dos pontos mais importantes para que o poker se torne um esporte olímpico é a questão do fator sorte. Muitas pessoas ainda acreditam que o poker é um atividade que depende da sorte, mas isso não é verdade. O poker é um esporte pois exige uma séries de habilidades não somente físicas como também mentais. Para ser um bom jogador de poker é preciso ter concentração, atenção aos detalhes, pensamento analítico rápido, como também um bom condicionamento físico para aguentar partidas que podem durar até mesmo dias.

O poker está sendo avaliado para ser considerado como um esporte olímpico, durante as próximas olimpíadas depois de Tóquio, previstas para acontecer em Paris na França por volta dos anos 2024. Ou seja, dá uma boa margem de tempo para que o poker se torne um esporte ainda mais forte dentro da sociedade atual.

Atualmente o tipo de poker que pode se tornar um esporte olímpico é o match poker, o qual é jogado por equipes e elimina totalmente o fator sorte, já que todos os jogadores da equipe vão jogar com as mesmas cartas em diferentes mesas e em diferentes momentos, mostrando a capacidade de cada integrante da equipe em conseguir vencer com as mesmas cartas.

A indústria de poker tem se modificado durante os últimos anos, se fortalecendo cada vez mais como um esporte. Hoje dá para ver milhares de jogadores profissionais fazendo uma propaganda positiva do esporte. Eles geralmente utilizam das suas redes sociais, principalmente o Instagram e o Youtube, para promoverem os seus estilos de vida e os seus comportamentos como atletas, os quais levam o jogo de cartas muito à sério com total dedicação e comprometimento para ficarem no top do mundo.

Ou seja, o mundo do poker não é mais como os filmes de Hollywood mostravam, no qual o poker está relacionado com uma vida marginalizada. Isso vem se modificando cada vez mais com a profissionalização do segmento através de campeonatos sérios, que exigem um comportamento diferenciado do que a mídia tradicional criou do poker.

Dessa maneira, as novas mídias estão fazendo um papel importante para reescrever o poker dentro da sociedade e fazer com que ele chegue ao mesmo status que o skateboarding e o surfe chegaram: ao de um esporte olímpico respeitado e praticado em todo o mundo sem estigmas e que promove uma vida com mais bem-estar e qualidade.

Fonte: Flor Núñez
Créditos: Polêmica Paraíba