Vingança

ENTREVISTA À CNN: Al Qaeda promete 'guerra em todas as frentes' contra os Estados Unidos

Este sábado, 1º de maio, marca os dez anos da morte de Osama Bin Laden.

Este sábado, 1º de maio, marca os dez anos da morte de Osama Bin Laden. O mentor dos ataques de 11 de setembro de 2001 aos Estados Unidos foi morto pelas forças de operações especiais Seal Team 6, dentro de seu esconderijo de muros altos na cidade de Abbottabad, no Paquistão.

O nome do líder e de sua rede terrorista, a Al Qaeda, definiram uma era de reação e retaliação dos Estados Unidos, superando qualquer política antiterrorista anterior.

Agora, a “guerra ao terror” está prestes a entrar em uma nova fase, já que o presidente Joe Biden se prepara para retirar todas as forças americanas do Afeganistão até o 20º aniversário do 11 de setembro. Porém, do outro lado, a Al Qaeda afirma que sua guerra com os Estados Unidos está longe do fim.

Em uma entrevista exclusiva à CNN conduzida por intermediários, dois membros da Al Qaeda disseram que “a guerra contra os EUA continuará em todas as outras frentes, a menos que sejam expulsos do resto do mundo islâmico”.

No passado, a Al Qaeda raramente respondia às perguntas, preferindo se esconder atrás da própria propaganda, evitando até mesmo o escrutínio mais distante. Não está claro por que o grupo decidiu fazer isso agora.

O analista de terrorismo Paul Cruickshank, editor-chefe do Combating Terrorism Center (CTC), de West Point, que revisou as respostas da Al Qaeda, diz que é possível “eles se sentirem estimulados pela decisão do governo Biden de retirar as tropas do Afeganistão, mas também podem estar tentando desviar atenção às muitas perdas recentes. “

Fonte: CNN
Créditos: CNN