sem atividades de campanha

Bernie Sanders, pré-candidato nos EUA, coloca stents no coração

O senador tem 78 anos e é o pré-candidato mais velho do Partido Democrata. Ele suspendeu as atividades de campanha

O senador e pré-candidato à presidência dos Estados Unidos pelo Partido Democrata Bernie Sanders passou por um procedimento cirúrgico por causa de uma artéria entupida no coração e cancelou eventos e apresentações.

Ele foi operado e foram inseridos dois stents em seus vasos sanguíneos.

Sanders, 78, relatou ter sentido dores no peito durante um compromisso na terça (1) e buscou avaliação médica, de acordo com um comunicado de sua equipe de campanha. Os dois stents foram colocados com sucesso.

O gerente da campanha, Faiz Shakir, conversou por telefone com apoiadores na terça (1) à noite, mas não mencionou nenhuma das preocupações sobre a saúde do candidato.

Shakir disse que a campanha está bem e salientou os resultados de arrecadação do terceiro trimestre do ano.

Pré-candidato mais velho

Sanders recentemente cancelou algumas aparições públicas na Carolina do Sul porque ele havia perdido a voz. A campanha, naquela ocasião, disse que ele estava bem.

Ele é o candidato mais velho do Partido Democrata, e às vezes ele mesmo faz piadas com sua idade em encontros com eleitores. Seus auxiliares tentam mostrá-lo como uma pessoa com mais energia que em 2016, quando ele perdeu a nomeação para Hillary Clinton.

Ele é um dos três políticos com mais de 70 anos que concorre nas primárias do Partido Democrata, o que desencadeou um debate sobre a necessidade de uma nova geração de líderes na agremiação.

Esse incidente ligado à saúde de Sanders deverá aparecer nos debates presidenciais.

Artéria entupida

Na operação, os médicos inicialmente resolvem o entupimento da artéria e, depois, inserem o stent, um tubo pequeno com uma malha de arame, para manter o fluxo de sangue no vaso.

O número de stents necessários depende da dimensão do entupimento do coração.

Fonte: G1
Créditos: G1