punição

VEJA VÍDEO: feitiçaria causa briga em jogo em Ruanda, e federação decide punir

A atitude teve algumas consequências. A primeira, mais imediata, foi a ira dos jogadores adversários, responsáveis pela feitiçaria e que partiram para a briga.

ruanda2

Temos uma história daquelas envolvendo bruxaria no futebol de Ruanda. Isso mesmo. No último dia 16, Mukura Victory e Rayon Sports duelavam pela primeira divisão local, e o atacante Moussa Camara, do Rayon (líder do campeonato), perdeu grande chance de empatar o jogo. Ele, então, tomou uma decisão drástica – que deu polêmica: decidiu tirar alguns amuletos, ligados à feitiçaria, colocados ao pé da trave do gol adversário.

A atitude teve algumas consequências. A primeira, mais imediata, foi a ira dos jogadores adversários, responsáveis pela feitiçaria e que partiram para a briga. A segunda teve, aparentemente, como consequência o gol do próprio Moussa Camara, que conseguiu o empate para o Rayon (a partida terminou 1 a 1).

Por fim, mais recentemente, a Federação de Futebol de Ruanda (FERWAFA) decidiu que vai punir qualquer atleta que praticar bruxaria em campo com 100 mil francos ruandeses (R$ 400), além de três jogos de suspensão.

– Nos estatutos da FERWAFA não temos nenhuma lei que punia no uso da feitiçaria, porque não existe, em nenhum lugar do mundo, algo que prove que ela pode influenciar no resultado de um jogo. No entanto, com a violência entre os jogadores por causa das alegações de que uma equipe a usou, decidimos colocar isso nas regras – disse Vedasita Kayiranga, vice-presidente da federação do Ruanda.

https://youtu.be/h_XCgUDvu-A

Fonte: Globo Esporte