Especial fim de ano

RETROSPECTIVA 2021: Perda do acesso na última partida e vice-campeonato brasileiro; relembre as campanhas das equipes paraibanas no futebol neste ano

Dando continuidade à série de matérias retrospectivas do Polêmica Paraíba sobre o ano de 2021, desta vez o assunto abordado será o futebol paraibano. Vamos relembrar, a seguir, as participações das equipes paraibanas nos torneios nacionais (Campeonato Brasileiro das Séries C, D e Copa do Brasil) e regional (Copa do Nordeste), além do Campeonato Paraibano de 2021.

Relembre:

Campeonato Paraibano

O campeonato paraibano de 2021 foi iniciado com a participação de oito equipes: Botafogo-PB, Treze, Campinense, Sousa, Atlético de Cajazeiras, Nacional de Patos, São Paulo Crystal e Perilima, e pelo regulamento, as duas melhores equipes da primeira fase se classificariam direto para as semifinais, enquanto que do terceiro ao sexto colocado, disputariam as duas vagas restantes para as semifinais. O último colocado seria rebaixado para a segunda divisão.

E após sete rodadas, a Perilima terminou na última posição, com apenas quatro pontos ganhos, e foi rebaixada. Já Sousa, com 16 pontos, e Botafogo-PB, com 15, terminaram respectivamente em primeiro e segundo lugar, garantindo assim vaga direta para as semifinais do estadual.

Campinense (12), Treze (8), São Paulo Crystal (7) e Atlético de Cajazeiras (6) terminaram de terceiro a sexto, respectivamente, e avançaram para a segunda fase. As partidas entre Campinense e Atlético e entre Treze e São Paulo Crystal terminaram ambas em 0 a 0, e foram definidas nos pênaltis. Campinense e São Paulo Crystal avançaram então para as semifinais.

Na semifinal, Botafogo-PB e Campinense duelaram em João Pessoa, e após novo 0 a 0, o Campinense se classificou para a final estadual. Do outro lado, Sousa e São Paulo Crystal se enfrentaram no Sertão e o Dino venceu por 1 a 0.

Na final, disputada em dois jogos, o Campinense se sagrou campeão. A primeira partida, disputada em Campina Grande, terminou em 1 a 0 para a Raposa, e a volta, no Marizão, terminou em 0 a 0. Com isso, o Campinense foi campeão estadual.

Copa do Brasil

A Copa do Brasil foi representada por duas equipes paraibanas na edição de 2021: a dupla de Campina Grande, Treze e Campinense. Contudo, a participação de ambos foi curta e durou apenas uma partida. Logo na primeira fase, o Treze foi eliminado pelo América-MG, por 1 a 0, em partida realizada no estádio Amigão, em Campina Grande.

Também no Amigão, o Campinense recebeu o Bahia e o resultado foi histórico. A equipe baiana venceu a paraibana por 7 a 1.

Campeonato Brasileiro Série C

A Série C do Campeonato Brasileiro em 2021 contou com apenas um representante paraibano: o Botafogo-PB. E o que parecia uma temporada promissora e cheia de alegrias para o torcedor botafoguense, acabou em tristeza.

Ao longo de toda a primeira fase, o Botafogo apresentou um futebol promissor e encheu o torcedor de esperança. Após 18 rodadas, em um grupo com 10 equipes, o Belo terminou em terceiro lugar no Grupo A, com 27 pontos ganhos, passando assim para a segunda fase da competição.

Nesta segunda fase, em um novo grupo, Botafogo-PB, Ituano, Criciúma e Paysandu disputaram, em jogos de ida e volta, as duas vagas da chave para disputarem a Série B de 2022.

Após uma derrota e dois empates nas primeiras três partidas, o Belo se reabilitou e venceu as duas seguintes, chegando para a última partida da competição, podendo garantir o acesso para a tão sonhada segunda divisão, e a depender do seu resultado, disputar até o título da Série C 2021.

Contudo, contra o Ituano, em Itú-SP, o Botafogo-PB foi derrotado e viu o Criciúma vencer na rodada, o que fez com que paulistas e catarinenses garantissem o acesso. Para 2022, o Botafogo-PB permanecerá na Série C.

Campeonato Brasileiro Série D

Se na Série C a Paraíba foi representada por apenas um clube, na Série D foram três: Campinense, Sousa e Treze. Colocados no mesmo grupo, o Grupo 3, as equipes paraibanas disputaram, juntos de ABC, América-RN, Atlético-CE, Central-PE e Caucaia-CE, a classificação para a próxima fase da competição.

Das oito equipes em cada um dos oito grupos da primeira fase da Série D, apenas as quatro primeiras de cada chave classificavam para a próxima etapa. E após 14 jogos, do Grupo 3, apenas o Campinense seguiu na competição, tendo classificado em segundo, com 25 pontos ganhos. Sousa, com 16 pontos e Treze, com 15, terminaram a fase de grupos respectivamente em quinto e sétimo, e foram eliminados.

A partir de então, todas as fases seguintes foram disputadas em confrontos eliminatórios de ida e volta. Na segunda fase, o Campinense enfrentou o Sergipe, e após empate por 2 a 2 em Aracaju e por 1 a 1 em Campina Grande, a disputa foi definida nos pênaltis. O goleiro campinense Mauro Iguatu foi o herói da classificação, tendo defendido duas cobranças sergipanas e marcado o gol da classificação.

Na fase seguinte, já nas oitavas de final, o adversário foi o Guarany de Sobral. Desta vez, a Raposa venceu os dois confrontos (2 a 1 em Campina Grande e 2 a 0 em Sobral), tendo classificado para as quartas.

O Campinense chegava então para as duas partidas mais importantes da temporada. As equipes classificadas na fase quartas de final garantiriam o acesso para a Série C do Campeonato Brasileiro em 2022. E o adversário foi o América-RN. O primeiro jogo aconteceu em Natal e terminou empatado por 0 a 0. Na volta, em Campina Grande, outro 0 a 0 e mais uma vez a disputa foi decidida nos pênaltis. E novamente o goleiro raposeiro definiu a classificação. Na cobrança derradeira, Mauro Iguatu marcou para o Campinense e classificou a Raposa para a semifinal da competição, e consequentemente, o acesso para a Série C.

Já na semifinal, o Campinense enfrentou o Atlético-CE. Após empate em 1 a 1 como visitante, o Campinense venceu por 3 a 1 em Campina Grande e se classificou para a grande final da Série D em 2021, contra a Aparecidense-GO.

Contudo, no confronto final, o time de Campina Grande ficou com o vice-campeonato brasileiro. Após perder por 1 a 0 no jogo de ida em Campina Grande, a partida de volta terminou em 1 a 1 e sagrou a equipe goiana como campeã.

Copa do Nordeste

A fase de grupos da Copa do Nordeste de 2021 contou com a participação de duas equipes paraibanas, o Treze e o Botafogo-PB. No Grupo A, com Bahia, Ceará, CRB, Sampaio Corrêa, Confiança, 4 de Julho, Santa Cruz e Treze, a equipe trezeana não conseguiu se classificar na etapa seguinte, terminando em quinto colocado do grupo, com 9 pontos conquistados em oito partidas (apenas os quatro primeiros classificavam).

No Grupo B, a mesma coisa: ABC, Salgueiro, Sport, Botafogo-PB, Fortaleza, Vitória, Altos e CSA disputaram as quatro primeiras vagas. O Belo somou 8 pontos e terminou a classificação em sétimo lugar.

Ainda em 2021, foi disputada a pré-Copa do Nordeste de 2022, confrontos eliminatórios onde quatro equipes garantiriam o direito de disputar a fase de grupos do torneio regional no próximo ano. Treze, Sousa e Botafogo-PB disputaram essa etapa em busca da classificação, em partidas eliminatórias.

O Treze, no entanto, já na primeira partida, foi derrotado por 3 a 1 pelo Floresta-CE, em Campina Grande e foi eliminado. Na mesma fase, o Sousa venceu o ASA de Arapiraca, em Alagoas, por 2 a 1 e seguiu adiante.

O Botafogo-PB já entrou nas disputas diretamente na segunda fase, e passou pelo Imperatriz-MA, em João Pessoa, por 2 a 0. Já o Sousa, novamente fora de casa, empatou em 1 a 1 com o Confiança e avançou na disputa de pênaltis.

Na última fase, a que valia a classificação, os confrontos foram decididos em ida e volta. O Sousa encarou o ABC e logo na primeira partida, no Sertão, venceu por 3 a 0, encaminhando a classificação. Mesmo com a derrota no confronto de volta, por 2 a 1, o Dino se classificou para a fase de grupos da Copa do Nordeste de 2022.

Já o Botafogo-PB protagonizou uma classificação memorável. Após empatar em 1 a 1 na ida, em João Pessoa, contra o Vitória-BA, no confronto de volta, em Salvador, a equipe baiana abriu 2 a 0. O Belo então reuniu forças para empatar o confronto e levar e decisão para os pênaltis. Nas cobranças, deu Belo e a classificação para a fase de grupos garantida.

Com isso, Belo e Dino se juntaram ao Campinense, que na condição de Campeão Paraibano de 2021, se classificou automaticamente para a fase de grupos da edição 2022 do torneio.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba