direitos trabalhistas

GLOBO ESPORTE: Ivan Moré entra na Justiça contra a Globo após ficar 15 anos na emissora

Moré pede na Justiça a comprovação de vínculo empregatício com a Globo durante o tempo em que trabalhou na emissora e o pagamento de direitos trabalhistas.

O jornalista Ivan Moré, de 44 anos, entrou com um processo contra a Globo na Justiça do Trabalho. Ele ficou na emissora entre 2004 e 2019 e foi repórter e apresentador de atrações importantes, como o “Globo Esporte SP” e o “Esporte Espetacular”.

Moré pede na Justiça a comprovação de vínculo empregatício com a Globo durante o tempo em que trabalhou na emissora e o pagamento de direitos trabalhistas. O valor da ação ainda não foi definido.

A coluna apurou que o processo ainda está em primeira instância. Neste momento, a Justiça do Trabalho está ouvindo testemunhas para saber se as alegações de Moré possuem razão.
O vínculo de Ivan Moré com a Globo era como PJ (Pessoa Jurídica), no qual é celebrado um contrato de prestação de serviços entre empresas. A diferença para o contrato formal de trabalho pela CLT é que a empresa não arca com obrigações trabalhistas, como Fundo de Garantia e 13º salário.

Moré alega que tinha vínculo de trabalho com a Globo, pois cumpria escala de horário e tinha subordinação a seus chefes, algo que não deve acontecer com quem presta serviço.

Ainda não há data para o caso ser julgado. Por causa da pandemia do novo coronavírus, o processo está mais lento que o normal. Recentemente, a Justiça adiou para julho uma audiência entre Moré e Globo inicialmente marcada para março por causa do agravamento da pandemia de covid-19 em todo o Brasil.

Ivan Moré foi apresentador do “Globo Esporte” em dois períodos, entre 2010 e 2013, como substituto de Tiago Leifert, e de 2015 a 2019, como titular. Entre 2013 e 2015, ele apresentou o “Esporte Espetacular”. Na Copa do Mundo de 2018, o jornalista atuou também no SporTV, apresentando o programa “SporTV News Copa” nos fins de noite.

Procurado pela coluna, Ivan Moré preferiu não se pronunciar sobre o assunto. A Globo disse que não comenta assuntos sub judice.

Fonte: Uol
Créditos: Uol